Polícia

Operação Caminhos Seguros é concluída com a prisão de 775 suspeitos de abuso sexual infantojuvenil

Mais de 26 mil agentes de segurança participaram das ações, em 676 municípios, que resultaram no resgate de 197 crianças e adolescentes; foram fiscalizados 5,3 mil locais e abordadas 26.411 pessoas

Por Redação 23/05/2024 06h06
Operação Caminhos Seguros é concluída com a prisão de 775 suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
Operação foi iniciada no dia 2 de maio e resultou na prisão de 775 pessoas e no resgate de 197 crianças e adolescentes - Foto: Reprodução

Com o objetivo de combater e prevenir a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com todos os estados e o Distrito Federal, encerrou, nesta terça-feira (21), a Operação Caminhos Seguros. Ela foi iniciada no dia 2 de maio e resultou na prisão de 775 pessoas e no resgate de 197 crianças e adolescentes.

A operação foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). Mais de 26 mil agentes de segurança fizeram parte das ações, em 676 municípios. Eles fiscalizaram número superior a 5,3 mil locais e abordaram 26.411 pessoas. O investimento total em recursos foi de mais de R$ 940 mil.

Pessoas alcançadas pelas ações educativas somam R$ 4,7 milhões. A operação apurou 2.108 denúncias, atendeu mais de oito mil vítimas e fiscalizou aproximadamente 28 mil veículos. Foram apreendidas 137 armas de fogo, 10,4 toneladas de drogas e 16,4 mil materiais com alusão a pornografia infantojuvenil.

O diretor da Diopi, Rodney da Silva, ressaltou que os resultados da Caminhos Seguros serão avaliados e debatidos com a participação dos seus protagonistas, que são as forças de segurança estaduais, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o objetivo de aprimoramento operacional, como ocorre anualmente.

“Concluída a operação, será realizada uma reunião com a participação de todos os envolvidos diretamente, objetivando uma avaliação coletiva na busca de aprimorar a elaboração da próxima proposta de operação no ano de 2025, por meio da Diopi, da Senasp, com apoio da PRF e do MDHC, e em parceria com as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal”, enfatizou Rodney.

O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Cláudio Augusto Vieira, ressaltou que Operação Caminhos Seguros desempenha um papel fundamental no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Além das ações de repressão à prática dos crimes, a Operação promove a conscientização da sociedade sobre a importância da denúncia, por meio de campanhas e outras ações educativas. Esta atuação se completará pela formação de todo os atores do Sistema de Garantia de Direitos no Marajó e em outros estados, por meio das Escolas de Conselhos", explicou.

Essa é a 4º edição da Caminhos Seguros, operação que foi pensada para fomentar ações de segurança pública de amplitude nacional com impactos positivos. Ela funciona em um conjunto de intervenções policiais integradas com órgãos de segurança pública federais, estaduais, distritais e municipais.

Operação Caminhos Seguros

Infográfico sobre os números da Operação Caminhos SegurosDenuncie

O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). O serviço é gratuito e funciona ininterruptamente, 24h por dia, todos os dias da semana - inclusive feriados - e pode ser acionado pelo site oficial do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), pelo Telegram (digitar "direitoshumanosbrasil" na busca do aplicativo) e pelo WhatsApp (61) 99611-0100.



*Com Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)