Polícia
Alagoas participa de operação nacional no combate à violência contra a pessoa idosa
Equipes das chefias internas da Segurança Pública e Bases Comunitárias da PM vão atuar em todo o estado
Sob coordenação da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início, na manhã desta segunda-feira (10), à Operação Virtude. A ação é promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater a violência contra a pessoa idosa.
Guarnições com policiais militares das chefias administrativas internas da SSP e equipes das Bases Comunitárias da Polícia Militar serão empregadas em ações operacionais preventivas e repressivas em todas as regiões do estado. Durante a semana, serão averiguadas mais de 200 denúncias, recebidas especialmente pelo 181, de crimes contra os idosos, como maus-tratos, por exemplo. O embarque das equipes foi feito na sede do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no Farol.
De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, durante as visitas aos municípios alagoanos, os policiais também vão reforçar o trabalho de conscientização da população.
“Estaremos passando pelas regiões daqui de Alagoas, desde o Sertão, passando pelo Baixo São Francisco, Zona da Mata e indo até o Norte do estado. As equipes vão averiguar as informações recebidas de forma anônima pelo Disque-denúncia, mas também vão estar promovendo ações de panfletagens e palestras em escolas públicas. Nossos policiais também vão visitar instituições de longa permanência para verificar a situação das pessoas idosas abrigadas nelas”, afirmou o oficial.
O tenente-coronel Iran ressaltou que as ações pontuais, que também integram a Campanha Junho Violeta, são somadas ao trabalho do Programa Pessoa Idosa Protegida, da SSP, que já vem fiscalizando denúncias, resgatando pessoas em situações degradantes e encaminhando os responsáveis pelas violências para que sejam tomados os procedimentos cabíveis.
Segundo levantamentos, a maioria das vítimas é de mulheres e os principais agressores são os familiares. Em Maceió, os bairros com mais registros deste tipo de violência são: Vergel da Lago, Benedito Bentes e Clima Bom.
“A população é a grande parceira em nosso dia a dia para enfrentar todo tipo de violência e isso tem sido muito importante, tendo em vista que os crimes são cometidos dentro de casa por quem menos se espera. São parentes que violentam as vítimas de forma física, psicológica e financeira. Todas as denúncias podem continuar sendo feitas pelo número 181, pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou ainda pelo Disque 100, do Governo Federal”, concluiu o chefe de Prevenção da SSP.