Polícia
VÍDEO: Protesto de trabalhadores portuários de Maceió deixa trânsito lento no Jaraguá
Greve nacional afeta principais portos do país e reivindica direitos trabalhistas
Trabalhadores portuários de Maceió bloquearam, na tarde desta terça-feira, 22, um trecho da Avenida Industrial Cícero Toledo, em frente ao Porto de Maceió, no bairro Jaraguá. A manifestação, que faz parte de uma greve nacional, resultou em trânsito lento na região.
Com faixas estendidas e cones bloqueando os dois sentidos da via, os portuários paralisaram as atividades por 12 horas, aderindo à mobilização coordenada por diversas federações nacionais do setor.
De acordo com informações do site Poder 360, a greve foi organizada pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Fenccovib, representando mais de 50 mil trabalhadores que atuam nos principais portos do Brasil.
As federações alegam que as recentes alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) ameaçam direitos trabalhistas, como o adicional noturno, o pagamento por adicional de risco e a possibilidade de terceirização de funções essenciais, como a guarda portuária.
A mobilização também tem repercussão em Brasília, onde está previsto um ato na Câmara dos Deputados. Uma comissão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deve analisar as emendas e o texto final da proposta nesta quarta-feira, antes de seu encaminhamento à Casa Baixa.
VEJA O VÍDEO ABAIXO: