Polícia

Mulher divulga áudios de ameaças de ex-namorado acusado de incendiar apartamento; ouça

Empresária expõe relatos de agressões e perseguições antes do ataque em Maceió

Por Redação com agências 13/02/2025 15h03 - Atualizado em 13/02/2025 15h03
Mulher divulga áudios de ameaças de ex-namorado acusado de incendiar apartamento; ouça
Mariana Maia teve o apartamento incendiado - Foto: Reprodução

A empresária Mariana Maia divulgou, na noite desta quarta-feira (12), áudios atribuídos ao ex-namorado, Marcello Gusmão, suspeito de incendiar seu apartamento em Maceió. Em seu perfil no Instagram, ela relatou um histórico de agressões, ameaças e perseguições antes e depois do término da relação.

Mariana explicou que as gravações são de setembro de 2024, quando trabalhadas em uma campanha política. Segundo ela, o relacionamento chegou ao fim após uma agressão, mas as ameaças reforçadas por meio de mensagens. “Eu não pude pegar carona com homens, nem trabalhar no meio político, era xingada, ameaçada, chantageada e violentada”, escreveu.

Nos áudios divulgados, uma voz masculina faz ameaças e insultos. “Eu vou destruir a vida de vocês tudinho, você está pensando que eu sou o quê? [...] Você está acostumado com maloqueiro, mas eu não sou maloqueiro não, quem é maloqueira aqui é você”, diz um dos trechos.

Prisão preventiva e investigações

A publicação ocorreu no mesmo dia em que a Justiça decretou a prisão preventiva de Marcello Gusmão. O 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Capital acatou o pedido da Polícia Civil, e equipes realizaram buscas na madrugada desta quinta-feira (13), mas o suspeito não foi encontrado e é considerado foragido.

A delegada Ana Luiza Nogueira afirmou que ele será indiciado por tentativa de homicídio, violência psicológica, dano e incêndio. Imagens de câmeras de segurança do prédio mostram Marcello chegando ao local às 3h58 do último sábado (8), pegando uma mala na portaria e subindo ao apartamento. Às 4h10, ele saiu do prédio, e, oito minutos depois, fumaça começou a sair do imóvel.

Em entrevista antes da decretação da prisão, Marcello negou envolvimento. "Eu sou inocente, não tenho nada a ver com o que aconteceu. Se eu quisesse impedir a viagem de Mariana, bastava cancelar a passagem que comprei para ela", argumentou.

Defesa do acusado se manifesta 

NOTA À IMPRENSA - Welton Roberto

Fomos surpreendidos com a decretação da prisão preventiva em um prazo de apenas quatro dias do ocorrido, sem que houvesse qualquer laudo pericial que comprovasse a tese de incêndio criminoso. A acusação de tentativa de feminicídio é absurda, especialmente considerando que a própria autoridade policial tinha ciência — e a magistrada deveria saber — que a suposta vítima não estava no apartamento no momento em que ele esteve no local para pegar seus pertences. Se a suposta vítima não estava presente, é impossível falar em tentativa de feminicídio.

Diante disso, já entramos em contato com a delegada responsável pelo caso, Dra. Paula Mercês, e informamos que na próxima terça-feira, às 10h30, ele se apresentará para prestar esclarecimentos formais e apresentar as provas que possui.

Ressaltamos que, logo após a coletiva de imprensa, ele tinha uma viagem marcada há muito tempo para compromissos profissionais fora do estado. No entanto, retornará a Alagoas na terça-feira pela manhã e, assim que chegar, se apresentará à delegada para colaborar com as investigações e esclarecer os fatos.

Seguimos confiantes de que a Justiça será feita.