Polícia
PF realiza buscas em Alagoas e outros 12 estados contra esquema de descontos irregulares em aposentadorias
As investigações identificaram irregularidades nos descontos de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários do INSS, resultando em um prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram uma operação nesta quarta-feira (23) para desarticular um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
A operação cumpre 211 mandados judiciais nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal, com cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU envolvidos.
Segundo informações, as investigações identificaram irregularidades nos descontos de mensalidades associativas aplicadas sobre benefícios previdenciários do INSS, resultando em um prejuízo estimado de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Até o momento, seis servidores públicos foram afastados de suas funções devido ao envolvimento no esquema. Os investigados poderão responder por crimes de corrupção, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de capitais.
Com Ascom PF*
