Polícia

Ações de segurança retiram armas e drogas de circulação em Alagoas durante a semana

Operações em diversas cidades resultaram na apreensão de 35 armas de fogo, 26 kg de drogas e na lavratura de 148 termos circunstanciados

Por Esther Barros 26/04/2025 17h05
Ações de segurança retiram armas e drogas de circulação em Alagoas durante a semana
Material apreendido - Foto: Reprodução

Entre os dias 20 e 26 de abril, operações de patrulhamento e cumprimento de mandados em Alagoas resultaram na apreensão de 35 armas de fogo e mais de 26 kg de entorpecentes. 

Os dados foram contabilizados a partir de registros da Central de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com apoio da Seção de Estatística e Ciência Aplicada da Polícia Militar (PMAL).

Segundo o levantamento, das armas apreendidas, 15 eram espingardas, 14 revólveres, cinco pistolas e uma garrucha, em ocorrências registradas em municípios como Maceió, São Miguel dos Campos e Colônia Leopoldina. Em relação às drogas, a maior parte era cocaína (13,088 kg), seguida por maconha (12,206 kg) e crack (1,238 kg).

Durante a mesma semana, 148 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram confeccionados em abordagens por diversas guarnições. 

As cidades com maior número de registros foram Palmeira dos Índios, Maceió e União dos Palmares.

Entre as ações específicas, destaca-se uma operação do Grupamento de Operações Especiais (Gopes) da 7ª Companhia Independente (CPM/I) em Traipu. A equipe cumpriu um mandado de busca e apreensão que resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. No local, foram encontrados um revólver calibre 38, celulares, dinheiro em espécie e entorpecentes, além de anotações sobre comércio de drogas.

Ainda na sexta-feira (25), em Girau do Ponciano, outra ação policial apreendeu uma sacola contendo maconha, crack e uma espingarda artesanal, após denúncia de populares. 

O material foi encaminhado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca.

As operações fizeram parte do calendário regular de patrulhamento ostensivo no estado e tiveram como foco o combate ao tráfico de drogas e à circulação de armas ilegais.

*Com informações  Ascom PM