Polícia

Empresário que denunciou prefeito e desembargador é morto a tiros

Kleber Malaquias de Oliveira foi assassinado na tarde desta quarta-feira (15) em um bar na Mata do Rolo, em Rio Largo

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb e G1Alagoas 15/07/2020 23h11
Empresário que denunciou prefeito e desembargador é morto a tiros
Kleber Malaquias: Foto: reprodução

Conhecido por fazer denúncias contra políticos e autoridades, o empresário Kleber Malaquias de Oliveira foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (15) em um bar na Mata do Rolo, em Rio Largo, região Metropolitana de Maceió. Entre os denunciados por ele estão prefeitos e até um desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. 

Kleber costumava publicar vídeos nas redes sociais com denúncias. Ele era conhecido como 'Bode Rouco' e chegou a testemunhar contra o desembargador Washington Luiz em um processo que investigava a tentativa de homicídio ao juiz Marcelo Tadeu.

Em um Boletim de Ocorrência registrado em 2019, o empresário relata que teve acesso a conversas e áudios de WhatsApp com ameaças contra ele e que temia ser morto. Segundo moradores da cidade, a vítima tinha uma locadora de veículos, que fechou. Atualmente ele vendia queijos.

Policiais da Delegacia de Homicídios de Rio Largo foram acionados ao local. Não há informações sobre quem cometeu o crime, que ocorrer em um lugar conhecido como "bar da buchada".

Segundo testemunhas, o empresário foi morto por um homem no banheiro do bar em que estava. Conforme da polícia, colhido na cena do crime, Kleber Malaquias estava comemorando o aniversário.

Em entrevista ao Gazetaweb, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Rocha Lima, relatou que a vítima consumia bebida alcoólica em um posto de combustível com amigos, quando decidiu se dirigir até o bar. No local, ele chegou a ingerir quatro cervejas e foi ao banheiro. Nesse momento, um indivíduo, que estava sentado com outras duas pessoas em uma mesa, seguiu Malaquias até o banheiro e efetuou os disparos, que atingiram a cabeça e o peito do empresário. Em seguida, o suspeito fugiu em um carro Volkswagen Gol preto. 

No local do crime, a polícia encontrou munições de calibre .40 deflagradas. As duas pessoas que estiveram na mesma mesa que o suspeito foram abordados pela PM e encaminhados à delegacia para prestar depoimento. 
De acordo com as informações da polícia, o crime teria ocorrido por volta das 17h. Equipes da Polícia Civil e do Instituto de Medicina Legal de Maceió (IML) foram acionados para os procedimentos cabíveis.

Denúcias

Kleber Malaquias morava em Rio Largo e já fez denúncias contra o atual prefeito do município, Gilberto Gonçalves, e também contra o ex-prefeito da cidade, Toninho Lins. A denúncia de maior repercussão resultou no afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Washington Luiz Damasceno Freitas, por cerca de dois anos. As acusações eram sobre o caos conhecido como "máfia da merenda". Mas, após extensa investigação, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgou improcedente o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que afastou o desembargador das suas funções e também da presidência do Tribunal de Justiça. Com isso, ele retomou o trabalho na Corte.