Polícia

PM e Vigilância Sanitária realizam fiscalização na parte baixa de Maceió

Objetivo da ação foi verificar o cumprimento aos decretos emergenciais e orientar ambulantes e comerciantes

Por Ascom PM/AL 23/07/2020 15h03
PM e Vigilância Sanitária realizam fiscalização na parte baixa de Maceió
Um dos pontos de fiscalização foi na Praça Guedes de Miranda, na Ponta Grossa / Foto: Ascom Pm-AL

A Polícia Militar de Alagoas, por meio do 1º Batalhão, realizou uma ação conjunta com agentes da Vigilância Sanitária de Maceió em bairros da parte baixa da Capital. A operação aconteceu na noite dessa quarta-feira (22) com o objetivo de fiscalizar o cumprimento aos decretos emergenciais de prevenção à Covid-19.

“É fazer cumprir o plano estadual de distanciamento social controlado. Temos dois objetivos com isso, o educativo conscientizando a população também quanto ao uso da máscara, e o de fiscalização, onde os agentes municipais irão visitar os restaurantes e lanchonetes verificando se eles estão cumprindo as normas sanitárias”, afirmou o capitão André Calvano, que esteve à frente da operação.

Um dos pontos fiscalizados foi a Praça Guedes de Miranda, no bairro da Ponta Grossa. Denúncias deram conta de que no local, comumente, estava havendo aglomeração e desrespeito ao decreto. Alguns ambulantes tiveram que fechar as barracas por não estarem de acordo com as normas de saúde, mas se comprometeram a melhorar o ambiente para cumprir as determinações.“São ações de prevenção para demonstrar à população como elas podem ajudar no combate ao novo coronavírus, até para que todos possam circular sem maiores problemas”, finalizou o oficial.

Balanço diário

A Polícia Militar flagrou outros três casos de descumprimento ao Decreto de Situação de Emergência do Governo de Alagoas em enfrentamento ao novo coronavírus, nas áreas do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que abrange a Região Metropolitana de Maceió, e do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Agreste do Estado, nessa quarta-feira (22).  Foram dois casos de funcionamento irregular do ramo de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres e um flagrante de atividade esportiva em área pública e/ ou aglomeração.

Efetivo mobilizado: 728 militares, divididos em 239 viaturas do policiamento ordinário e do Programa Força Tarefa, além das unidades distribuídas pelas demais cidades da Região Metropolitana. A ação da PM contempla policiamento ostensivo, rondas nos pontos comerciais e fiscalização da restrição do transporte rodoviário intermunicipal.