Polícia

Justiça de SP revoga prisão domiciliar de Roger Abdelmassih

Ex-médico é condenado pelo estupro de 56 pacientes

Por UOL 31/08/2020 13h01
Justiça de SP revoga prisão domiciliar de Roger Abdelmassih
Ex-médico é condenado pelo estupro de 56 pacientes. Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress.

A 3ª Vara das Execuções Criminais de São Paulo expediu hoje um mandado de prisão contra o ex-médico Roger Abdelmassih. Condenado a mais de 173 anos de reclusão pelo estupro de 56 pacientes, Adbelmassih teve o regime domiciliar revogado na sexta-feira (28) pelo desembargador José Raul Gavião de Almeida, atendendo a um recurso do Ministério Público paulista.

O ex-médico estava em casa desde abril deste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Ele é considerado grupo de risco tanto pela idade, de 76 anos, quanto por enfrentar problemas de saúde.

Porém, na decisão, Almeida argumenta que cumprir a pena em casa é "privilégio restrito aos beneficiários do regime aberto" e que o caso não se aplica ao ex-médico.

O magistrado alega que problema no coração vivido pelo ex-médico "é o mesmo para qualquer um que tenha uma cardiopatia desta natureza, dentro ou fora do sistema prisional" e que outras questões de saúde apontadas pela defesa podem ser tratadas dentro da unidade prisional. Ainda, acrescenta que o médico oficial não fez nenhuma recomendação de que ele não possa ser tratado na prisão.

Até abril deste ano, ele cumpria pena na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé. O ex-médico já teve a prisão domiciliar contestada e revogada mais de uma vez.