Polícia

Solenidade militar na PM marca o Dia da Independência em Alagoas

Cerimônia interna celebrou 198 anos de Independência do Brasil

Por Ascom PM/AL 07/09/2020 16h04
Solenidade militar na PM marca o Dia da Independência em Alagoas
Hasteamento do Pavilhão Nacional foi um dos momentos da solenidade. Foto: Ascom PM/AL.

Militares em forma, honras militares, hasteamento do Pavilhão Nacional, hinos Nacional do Brasileiro e da Independência executados pela banda marcial. Assim foi marcada a comemoração dos 198 anos da Independência do Brasil no âmbito da Polícia Militar de Alagoas. 

Diferente das celebrações que ocorrem todos os anos – quando a Polícia Militar de Alagoas se une às Forças Armadas Brasileiras e às demais forças de segurança do Estado para o desfile cívico-militar entre as avenidas Assis Chateaubriand, da Paz e Cícero Toledo, na região central de Maceió – em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19 e evitando aglomerações, a programação foi bem diferente: no formato de solenidade interna, com participantes utilizando máscaras de proteção e mantendo o devido distanciamento.

O evento contou com uma representação da tropa formada por 50 militares do pelotão de cadetes da APM e do Centro Musical, além de oficiais e praças assistentes da solenidade e da Assessoria de Comunicação da Corporação. A população, que costuma comparecer em grande público, acompanhou a solenidade por meio do Instagram da PM (@pmal.oficial) e pelas emissoras de TV locais, que também realizaram a transmissão ao vivo.

A formatura ocorreu no início da manhã desta segunda-feira (07) na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no bairro do Trapiche da Barra. Foi presidida pelo comandante da unidade, tenente-coronel Carlos Azevedo; acompanhado pelo capitão Evandro Brandão, comandante do Corpo de Alunos da Academia e na presença do chefe da 5ª Seção do Estado-Maior Geral, major Sérgio Galvão.

Com um minuto de silêncio a PM também prestou homenagem aos policiais militares, da ativa e da reserva, que morreram em decorrência da Covid-19.

“Em todos esses anos, é a primeira vez que a data é comemorada distante dos olhares da população alagoana. Mantemos viva a tradição cívico-militar em honra ao aniversário da Independência do Brasil, porém os cuidados e o zelo pela vida humana estão em primeiro lugar. Nossa tropa não marchou pela avenida em 2020, mas está nas ruas dos 102 municípios alagoanos dia e noite zelando pela segurança de nosso povo. Estamos enfrentando um período atípico, mas com o empenho de todos e se Deus nos permitir, nesta mesma data do próximo ano retomaremos com toda a tradição e grandeza do desfile que causa verdadeiro fascínio nas gerações”, disse o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio sobre o momento vivenciado.

História

Em 07 de setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil por D. Pedro I, tendo como marco simbólico o chamado grito da independência às margens do Rio Ipiranga. Com a proclamação, o país transformou-se em uma monarquia, deixando de ser colônia de Portugal.