Polícia

Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são apreendidos por batalhão especializado

Batalhão de Polícia Ambiental encontrou mais de 50 pássaros de espécies variadas após denúncia anônima

Por Redação com Ascom PM/AL 10/09/2020 15h03
Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são apreendidos por batalhão especializado
Foto: Foto: Site Alagoas Digital

Nessa quarta-feira (09), agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam mais de 50 pássaros silvestres que se encontravam em cativeiro na cidade de Murici, região metropolitana de Maceió.

Após o recebimento de uma denúncia anônima, os militares se dirigiram à Quadra E do conjunto Olavo Calheiros II, portando a devida autorização para busca domiciliar. Durante a varredura, a equipe encontrou mais de 50 pássaros silvestres de diversas espécies no local, sendo 27 Papa-capins e 23 Canários-da-terra, além de dois Sabiás, dois Curiós e um Craúna, todos engaiolados.

De acordo com o dono da residência, os animais vieram do Mato Grosso para fins de contrabando e revenda. Após a descrição de tais fatos, o homem foi encaminhado à 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Viçosa, e submetido a um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência, registro direcionado a infrações de menor potencial ofensivo) junto à polícia judiciária pelo crime ambiental. 

Por se tratar de uma infração de menor relevância, o acusado foi liberado após o registro ser realizado. Já os pássaros apreendidos foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.