Polícia

Pássaros silvestres mantidos em cativeiro são apreendidos por batalhão especializado


Redação
Fonte: Ascom PM/AL

10/09/2020 15h10

Nessa quarta-feira (09), agentes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreenderam mais de 50 pássaros silvestres que se encontravam em cativeiro na cidade de Murici, região metropolitana de Maceió.

Após o recebimento de uma denúncia anônima, os militares se dirigiram à Quadra E do conjunto Olavo Calheiros II, portando a devida autorização para busca domiciliar. Durante a varredura, a equipe encontrou mais de 50 pássaros silvestres de diversas espécies no local, sendo 27 Papa-capins e 23 Canários-da-terra, além de dois Sabiás, dois Curiós e um Craúna, todos engaiolados.

De acordo com o dono da residência, os animais vieram do Mato Grosso para fins de contrabando e revenda. Após a descrição de tais fatos, o homem foi encaminhado à 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), em Viçosa, e submetido a um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência, registro direcionado a infrações de menor potencial ofensivo) junto à polícia judiciária pelo crime ambiental. 

Por se tratar de uma infração de menor relevância, o acusado foi liberado após o registro ser realizado. Já os pássaros apreendidos foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió.



Compartilhe