Polícia

Homens flagrados transportando 800 aves, terão que pagar 1 milhão ao IBAMA

As aves estavam escondidas no porta-malas do carro, em caixas

Por PRF/AL 19/09/2020 16h04
Homens flagrados transportando 800 aves, terão que pagar 1 milhão ao IBAMA
Foto; PRF/AL

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada dessa sexta-feira (18), cerca de oitocentas aves silvestres e dois homens foram presos. O flagrante ocorreu durante fiscalização ostensiva no km 28 da BR 423, em Canapi/AL.

Passava de meia noite, quando os policiais rodoviários fiscalizavam o trecho e deram ordem de parada a um veículo Jeep/Renegade de cor cinza, com dois ocupantes.

Após a abordagem os agentes realizaram os procedimentos de verificação pessoal e fizeram uma busca no veículo, onde encontraram 800 aves silvestres em caixas inapropriadas, cobertas com pano no banco de trás e no porta-malas do carro.

Questionados sobre a procedência dos pássaros, os homens alegaram ter comprado para revender na feira de Caruaru-PE. Em consulta aos sistemas os policiais constataram que o veículo tinha o registo de apropriação indébita, emitido em Fortaleza-CE.

Diante dos fatos, os homens foram encaminhas à Delegacia de Polícia Civil de Batalha/Al, para os procedimentos cabíveis. Eles deverão responder por crime ambiental (art.29 da Lei n° 9.605/98) e por apropriação indébita de veículo (art. 168 do CP).

O IBAMA informou que aplicará 2 multas para cada envolvido totalizando um valor de R$1.056.250,00 para cada. Os autos de infração aplicados são pelo transporte de animais silvestres nativos, sem autorização e maus-tratos.

Foram apreendidas espécies como; Azulão, Papa-Capim, Periquito-Rei, Galo-de-Campina, Corrupião, entres outras, sendo que cerca de 53 aves, já se encontravam em óbito, devido as circunstâncias do transporte dos animais.