Polícia

PF investiga fraudes no seguro-desemprego em Alagoas

16 servidores públicos foram afastados por suspeita de participação no esquema

Por Ascom PF 14/10/2020 09h09
PF investiga fraudes no seguro-desemprego em Alagoas
Imagem ilustrativa; Foto: Reprodução

A Polícia Federal em Alagoas (PF/AL) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Seguro-Mamata, que investiga uma organização criminosa atuante desde 2016 em fraudes ao Seguro-Desemprego nos Estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Os prejuízos causados pelo esquema criminoso totalizam quase R$ 12 milhões. 

O inquérito policial foi instaurado há cerca de um ano e meio. Foram identificados, no entanto, dezenas de vínculos empregatícios com empresas fantasmas e empregadores individuais inexistentes com o objetivo de criar, artificiosamente, direito ao seguro-desemprego.

A Polícia Federal em Alagoas está cumprindo 40 mandados de busca e apreensão e um de prisão em dezesseis municípios de Alagoas, bem como em Pernambuco, Sergipe e São Paulo. De acordo com a PF 16 servidores públicos foram afastados por suspeita de participação no esquema criminoso.

Os materiais apreendidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Alagoas para a realização dos procedimentos cabíveis. 

Não haverá coletiva de imprensa.