Política
Renan Filho busca investimentos para o setor químico-plástico
O governador Renan Filho cumpriu uma extensa agenda, nesta terça-feira (5), na cidade de São Paulo, com executivos de empresas do setor plástico brasileiro. Os encontros com potenciais investidores e empresas já instaladas em Alagoas que pretendem ampliar seus investimentos ocorreram durante a Feira Internacional do Plástico (Feiplastic), um dos maiores eventos do segmento no Brasil.
Apresentando os diferenciais competitivos do estado para captação de novos negócios, o governador discutiu as perspectivas de investimentos junto às empresas Fortleve, voltada para a construção de caixas d’água, Royal, especializada em edificações tendo como matéria-prima o PVC, a BHR, com soluções em tecnologia na área química e a Corr Plastik. Esta última, empresa já existente em Alagoas e que produz tubos e conexões, pretende ampliar suas linhas de produção da fábrica no Polo Multifabril de Marechal Deodoro.
O governador falou sobre pontos como infraestrutura, logística e legislação com os empresários, além de destacar a consolidação do setor químico-plástico do Estado, responsável pela geração de mais de seis mil empregos diretos e indiretos.
“Precisamos atrair novas empresas que serão responsáveis pelo fortalecimento e diversificação de um setor que vem crescendo em Alagoas. Estamos trabalhando com empenho para captar esses negócios, que vão alavancar o desenvolvimento econômico do Estado, com a geração de emprego e renda”, destacou o governador.
Presente nas reuniões, a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, reforçou o suporte que o governo de Alagoas oferece ao setor produtivo para que os investimentos privados sejam feitos e novos negócios implantados. A secretária também falou sobre a participação de Alagoas na Feiplastic, único estado que conta com um estande institucional no evento.
“A Feiplastic é uma grande vitrine e a participação da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico é de extrema importância para buscar novos negócios, como também estar em contato com tendências e soluções de inovação do setor. O apoio de todos os integrantes da Cadeia Produtiva de Alagoas é de suma importância para a obtenção de resultados”, destaca a secretária.
Braskem – Finalizando a agenda, o governador encontrou-se com o presidente da Braskem, Carlos Fadigas. Na oportunidade, foi reforçada a parceria do governo do Estado com a empresa, que é a principal companhia do setor em Alagoas e que torna o estado o maior produtor de PVC da América Latina.
“Por se tratar de uma empresa âncora, a concentração de esforços junto à Braskem é importantíssima para a chegada de novos empreendimentos. Assim como outros representantes do setor produtivo, é fundamental abrirmos um canal estreito com a empresa”, completou o governador Renan Filho.
A Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas é formada pelo governo do Estado, Federação das Indústrias, Sebrae, Senai, Associação das Empresas do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante, Associação das empresas do Polo Industrial José Aprígio Vilela, Braskem, Algás e Sindicato das Indústrias de Plástico e Tinta de Alagoas (Sinplast).