Política
Deputados aprovam a criação de 120 cargos na AL
Apenas 4 deputados votaram contra
Mais um projeto da Assembleia Legislativa causa polêmica e muitas críticas sobre à Casa Legislativa. Na sessão desta quinta-feira (2), a maioria dos deputados aprovou o Projeto de Resolução que trata da organização administrativa da Casa e que autoriza a criação de 120 cargos. Apenas 4 deputados votaram contra. Foram eles Rodrigo Cunha (PSDB), Jô Pereira (DEM), Galba Novaes (PRB) e João Luiz (DEM).
O deputado Rodrigo Cunha questionou a Resolução pois não há informação sobre qual será a remuneração dos servidores. "Esse valor será definido pela Mesa?", perguntou.
A deputada Jô Pereira (DEM) alertou para a inconsistência da Resolução, que a Mesa deveria esperar o resultado da auditoria da folha. Já o deputado João Luiz criticou que os deputados não tiveram informação prévia de que a pauta seria votada hoje. A criação dos cargos deve aumentar os gastos públicos em R$ 1 milhão.
Salários parcelados
Enquanto a maioria dos deputados votou a favor do projeto que vai onerar ainda mais a folha de pagamento da ALE de Alagoas, os funcionários há anos lutam por melhores condições de trabalho e valorização salarial. Os atrasos nos pagamentos dos servidores já faz parte da história do legislativo estadual. Desde o início do ano os servidores lutavam para receber o salário relativo a dezembro do ano passado . Um direito garantido por lei mas estava sendo negligenciado pela mesa diretora da casa.
Somente em março, a mesa diretora apresentou a proposta de pagar o salário em 14 parcelas. E somente a partir de abril, é que os servidores começara a receber a primeira.