Política
Bancada federal de AL perde prazo para apresentar emendas na LDO de 2016
A bancada federal de Alagoas perdeu, literalmente, o prazo para apresentar emendas no projeto de lei da LDO 2016.
As emendas deviam ser apresentadas, no mínimo, com um terço das assinaturas até quinta-feira passada.
“Infelizmente faltou uma assinatura e por isso as propostas não puderam ser protocoladas”, lamenta o deputado federal João Henrique Caldas, que tornou público o “esquecimento” coletivo.
Se alguns deputados tivessem demonstrado o mesmo interesse em apresentar emendas que tiveram em discutir a indicação de cargos, o problema não teria acontecido, acredita JHC.
O deputado federal do SD/AL alertou o coordenador da bancada federal (Ronaldo Lessa) para o fim do prazo. Não teve jeito. “Apesar do encaminhamento na última hora o Ronaldo Lessa ainda conseguiu cinco assinaturas de deputados e duas de senadores. Como é preciso dois terços de assinaturas, ficou faltando uma para as emendas serem protocoladas”.
Quem assinou foram os senadores Fernando Collor e Renan Calheiros e os deputados JHC, Pedro Vilela, Arthur Lira, Ronaldo Lessa e Maurício Quintela.
Os demais deputados ou não estavam em Brasília ou não quiseram assinar o documento de “última hora”.
JHC diz que as emendas de bancadas iriam contemplar três projetos: atenção básica a saúde, educação integral e um polo tecnológico. “A inclusão emendas garantiria que esses projetos entrassem no Orçamento de 2016. Agora, teremos de buscar outras alternativas, porque perdemos inexplicavelmente essa importante oportunidade”.
O coordenador da bancada Ronaldo Lessa, confirmou, em declaração no Blog do Ricardo Mota a perda de prazo, mas avisou que a bancada poderá se recuperar, mais à frente:“Tenho certeza que estaremos todos juntos na discussão da Lei Orçamentária, quando poderemos atuar unidos e aprovar as emendas que forem prioritárias para Alagoas”.