Política
Ibope: Rui Palmeira, 46%, Cícero Almeida, 26%, e JHC, 23%
Segundo a pesquisa do Ibope, Rui está no limite da margem de erro para ser reeleito ou ir para segundo turno.
Pesquisa Ibope, contratada pela TV Gazeta de Alagoas, divulgada na noite desta sexta-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na disputaa pela prefeitura de Maceió. No levanamento em que são incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada foram os seguires: Rui Palmeira (PSDB) 41%; Cícero Almeida (PMDB) 23%; JHC (PSB) 21%; Paulão (PT) 2%; Fernando do Village (PMN) 1%; Gustavo Pessoa (PSOL) 1%; Paulo Memória (PTC) 1%; Brancos e nulos: 7%; Não sabe: 3%.
O Ibope também calculou o percentual de votos válidos. Para este cáculo foram excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. em Maceió, para vencer no primeiro turno, um candidato a prefeito precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Nos votos válidos, Rui Palmeira (PSDB) tem 46%, Cícero Almeida (PMDB), 26%, JHC (PSB) -23%, Paulão (PT) 2%, Fernando do Village (PMN) 1%, Gustavo Pessoa (PSOL) 1% e Paulo Memória (PTC) 1%. De acordo com o Ibope, Rui Palmeira está no limite de se reeleger no domingo ou de disputar o segundo turno com adversário ainda indefinido.
Segundo turno
O Ibope também fez simulações de segundo turno com os três candidatos mais bem pontuados na pesquisa. Veja os resultados: Rui Palmeira (PSDB) 51%
x Cícero Almeida (PMDB) 32%. Rui Palmeira (PSDB) 49% x JHC (PSB) 36%. JHC (PSB) 47% x Cícero Almeida (PMDB) 33%.
Rejeição
A pesquisa do Ibope também perguntou aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum. Nesse item, els poderiam escolher mais de um candidato. De acordo com a pesquisa, Paulão tem a maior taxa de rejeição: Paulão 58%, Cícero Almeida - 40%, Fernando do Village 28%, Gustavo Pessoa - 24%, Rui Palmeira 24%, Paulo Memória 21%, JHC, 17%. Não sabem/não responderam 4%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro. Foram entrevistados 602 eleitores. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número AL-00492/2016.