Política
O novo quadro político de Alagoas: PMDB elege 39 prefeitos, PSDB faz 17 e PP 11 e PSD 8
Apurados os votos das eleições municipais, um novo cenário político foi traçado em Alagoas. O PMDB do governador Renan Filho fez, como era esperado, o maior número de prefeitos. Foram 39, de 73 candidatos que disputaram as eleições este ano.
O PSDB de Teotonio Vilela Filho elegeu o segundo maior número de prefeitos – 17 no total, seguido do PP do senador Benedito de Lira, com 11 e do PSD, de Marx Beltrão, com 8 prefeitos..
Apesar de ter eleito o maior número de prefeitos no Estado, o PMDB perdeu fôlego nas maiores cidades. Entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, a derrota mais inesperada para o partido do governador foi em Arapiraca.
Um detalhe que vem sendo destacado pelos dirigentes peemedebistas é o fato do partido ter eleito, entre os seus prefeitos, 10 mulheres.
Entre os maiores colégios eleitorais, o PMDB saiu-se vitorioso apenas em União dos Palmares e Coruripe. O PSDB venceu em Arapiraca e é favorito para vencer em Maceió. O PP elegeu o prefeito da terceira maior cidade do Estado, Rio Largo e o PSB, que elegeu no total seis prefeitos, venceu no quarto maior colégio eleitoral, Palmeira dos Índios.
O PDT de Ronaldo Lessa elegeu 5 prefeitos, com destaque para Penedo, uma das maiores cidades do Estado.
No total, 14 dos 33 partidos que disputaram as eleições elegeram prefeitos em Alagoas. Veja como ficou a distribuição:
- PMDB – 39
- PSDB – 17
- PP – 11
- PSD – 8
- PSB – 6
- PRB – 5
- PDT – 5
- PR – 2
- PT – 2
- DEM – 2
- PRP – 2
- PTB – 1
- PMN – 1
- PTdoB – 1