Política

Apenas 3 partidos elegeram mais de 50% de seus candidato a prefeito em Alagoas

Por Blog do Edivaldo Junior 07/10/2016 13h01
Apenas 3 partidos elegeram mais de 50% de seus candidato a prefeito em Alagoas

Quem ganhou e quem perdeu as eleições municipais em Alagoas? Avaliações de todos os tipos apontam para uma “derrota” do governo de Renan Filho – em função dos resultados do PMDB nos maiores colégios eleitorais. Não é bem assim.

Enquanto grupo, o governador fez o que se esperava, elegendo cerca de 80% dos prefeitos. Mas essa é outra história.

Quanto aos resultados por legenda, o melhor desempenho, considerando o número de candidatos e o número de eleitos foi do PSDB. Dos 27 candidatos a prefeitos que disputaram as eleições pelo partido, foram eleitos 17, um aproveitamento de 62,96%, que pode passar dos 68% numa eventual vitória de Rui Palmeira no segundo turno, em Maceió.

Por essa mesma métrica, o segundo melhor desempenho foi do PRB, que teve 9 candidatos e elegeu 5, com aproveitamento de 55,56%.

O PMDB de Renan Filho elegeu 38 de um total de 73 candidatos, com aproveitamento de 52,05%.

Apenas estas três legendas conseguiram eleger mais de 50% dos seus candidatos a prefeito em Alagoas. Dos 31 partido s que disputaram as eleições majoritárias no Estado, 17 não conseguiram eleger nenhum prefeito e a maioria teve desempenho abaixo dos 50%. É o caso do PDT (41,67%), PSD (40%), PP (35%), PSB (33,33%), PR (33,33%).

O resultado dos partidos não traduz necessariamente a força de lideranças como o governador Renan Filho, os senadores Fernando Collor, Renan Calheiros, Benedito de Lira e os ministros Marx Beltrão e Maurício Quintella – que conseguiram eleger muitos aliados por outros partidos.  Mas já disse, essa é outra história.