Política
MP denuncia 7 ex-deputados federais de Alagoas na farra das passagens
TRF 1 vai decidir se aceita ou não denúncia apresentada pela Procuradoria da República contra ex-parlamentares
A notícia é do portal Congresso Em Foco. O Ministério Público Federal denuncia nomes conhecidos da política nacional, Moreira Franco, ACM Neto, Ciro Gomes e mais 440 ex-deputados por “farra das passagens”.De Alagoas, segundo levantamento feito pelo blog, pelo menos sete ex-deputados federais foram denunciados no processo. Veja a lista abaixo.
Segundo o portal, em 52 denúncias apresentadas na última sexta, o procurador acusa 443 ex-parlamentares de se apropriarem indevidamente de recursos públicos para fins particulares. Veja trecho da reportagem: “Mais de sete anos após o Congresso em Foco revelar que parlamentares utilizavam indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara e do Senado para fins particulares, a Procuradoria da República na 1ª Região denunciou, na última sexta-feira (28), 443 ex-deputados por uso indevido de dinheiro público. O crime atribuído a eles é de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão em caso de condenação. O caso ficou conhecido, em 2009, como a farra das passagens.
Entre os ex-parlamentares denunciados, há representantes dos principais partidos políticos do país e figuras de expressão nacional, como o atual secretário do Programa de Parcerias de Investimentos do governo Michel Temer, Moreira Franco, o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM), o ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República. Os ex-deputados Antonio Palocci (PT) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presos em razão das investigações da Operação Lava Jato, também são alvos da Procuradoria.
Veja aqui a reportagem na íntegra: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/procuradoria-denuncia-moreira-franco-acm-neto-ciro-e-mais-de-400-ex-deputados-pela-farra-das-passagens/
Veja a relação dos ex-deputados denunciados
Sete ex-deputados de Alagoas foram denunciados
A lista de ex-deputados federais de Alagoas inclui três prefeitos de municípios importantes do Estado (Carlos Alberto Canuto, de Pilar, Cristiano Matheus, Marechal Deodoro e Joaquim Beltrão, de Coruripe). Um deles, Cristiano Matheus, está afastado do cargo por suspeita de desvios de recursos públicos. A lista inclui ainda deputado estadual (Olavo Calheiros), um secretário municipal de Maceió (Thomaz Nonô) e dois empresários (João Lyra e Augusto Farias).
Veja a lista:
- Augusto Cesar Cavalcante Farias
- Carlos Alberto Moreira de Mendonça Canuto
- Cristiano Matheus da Silva e Sousa
- João José Pereira de Lyra
- Joaquim Beltrão Siqueira
- José Thomaz da Silva Nono Netto
- Olavo Calheiros Filho
Faça você também seu pente fino. Os nomes abaixo, com a numeração que aparecem na lista, foi os que consegui identificar. Faça você também sua “leitura”.Se encontrar qualquer outro nome, manda pra cá, para ser acrescentado.
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/os-443-ex-deputados-denunciados-na-farra-das-passagens/