Política
Família Pereira vai indicar secretário no governo de Renan Filho
Governador amplia bases e complica a o futuro político de Biu e Arthur Lira
O governador Renan Filho vai ampliar a aliança política com os Pereira. Liderada por Joãozinho, atual prefeito de Teotonio Vilela, a família é uma das mais influentes da política alagoana e tem, além da deputada estadual Jó Pereira (PMDB), algumas prefeituras na sua área de influência – é o caso de Junqueiro, com Carlos Augusto (PMDB) e Campo Alegre, com Pauline Pereira (PSDB).
Depois do encontro com Joãozinho, o governador confirmou a indicação do irmão dele, o ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, para a Secretaria de Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
A Pasta está, hoje, sob comando de Antônio Pinaud, que já foi, no atual governo, presidente da Agência de Fomento de Alagoas. Considerado um dos melhores quadros do Estado, ele deixa a Pasta, mas vai continuar na equipe de RF em outra missão – a ser definida nos próximos dias.
“Está confirmada a indicação. Fernando Pereira vai assumir a Seades”, disse o governador a vários interlocutores nessa quinta-feira, no Palácio dos Palmares.
A posse de Fernando Pereira deve ser confirmada para a próxima segunda-feira.
Ampliando as bases
Com a nomeação de Fernando Pereira, Renan Filho consolida a aliança com os Pereira e agora deve avançar nas conversas com outras lideranças políticas.
Entre os objetivos do governador, está a retomada da aliança com o PDT do deputado federal Ronaldo Lessa e o PT do deputado federal Paulão.
A Secretaria do Trabalho, que hoje está na cota do governador pode ir para o PDT ou para o PT.
Nesta quinta-feira, Renan Filho também conversou com Fernando Collor. O senador do PTC continua na base do governo e vai manter suas indicações na Secretaria de Agricultura (Álvaro Vasconcelos) e na Emater (Carlos Dias).
Outra conversa pendente é com o PSB de JHC. Se o entendimento com o deputado federal avançar, ele pode indicar um secretário para a Ciência e Tecnologia ou para o Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Embolando o meio de campo
Ao bater o martelo com a família Pereira, que tem ligações familiares com o senador Benedito de Lira, Renan Filho dificulta as articulações para a reeleição do senador do PP e complica o futuro político do deputado federal Arthur Lira (PP).
Arthur está, hoje, inelegível por conta da lei da ficha limpa. Mas se conseguir reverter o processo, terá dificuldades para viabilizar a eleição de federal. O compromisso dos Pereira é lançar Jó Pereira para federal, que atuaria nas mesmas bases de Arthur.
A aliança com os Pereira também complica os planos de eleição para Senado do ex-governador Téo Vilela. Ele e Biu sempre contaram com o apoio decisivo da família para ter bons resultados na região do agreste e da zona da mata. Mas essa é outra história.
(Edivaldo Junior)