Política
Futuro definido: Renan será líder do PMDB no Senado
Senador alagoano descarta ministérios e deve assumir a liderança do partido, no lugar de Eunício Oliveira
Em conversa com jornalistas de Alagoas, nessa segunda-feira, 16, durante visita a obras ao lado do governador Renan Filho (PMDB) e do ministro Maurício Quintella, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), descartou a possibilidade de assumir o Ministério da Justiça.
Em conversa com amigos, o senador alagoano tem descartado qualquer outro cargo no governo federal – incluindo a Secretaria de Governo.
Para onde vai, então, o senador, depois que deixar, no próximo dia 1o de fevereiro, a presidência do Senado?
O substituto de Renan Calheiros já está definido. Será o senador Eunício Oliveira, PMDB/CE, atual líder do partido no Senado. E pelo que se sabe, haverá uma torca de posição. O senador alagoano deve assumir a liderança do PMDB na Casa.
Renan Calheiros, ao seu estilo, já disse para onde não vai. Revelar seu destino, é outra história. O senador construiu uma forte liderança no Senado nos últimos anos, como presidente e vai trabalhar para continuar tendo papel decisivo na Casa. Ou seja, a melhor posição seria a de líder da maior bancada do Senado, o que lhe daria papel destacado nas articulações internas e também com o governo.
A escolha do nome de Renan Calheiros deve ser feita logo depois dele deixar a presidência do Senado. O caminho da liderança vem sendo percorrido não só pelo senador alagoano, mas também por outros senadores, a exemplo do próprio Eunício.
Até lá, Renan Calheiros trabalha para fechar a composição da mesa diretora, que deve ter como novidade a participação do PSDB e a provável ausência do PT.