Política
MP apura supostas irregularidades na administração da Prefeitura de Cajueiro
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou procedimento preparatório para investigar supostas irregularidades no processo de transição de gestão no município de Cajueiro. A portaria está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27).
O matério traz várias considerações, como a recomendação da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) que adverte a Comissão Mista de Transição de Governo adotar todas as providências de uma resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizando o levantamento documental dos atos e fatos orçamentários, financeiros, fiscais e patrimoniais do Município.
Além disso, a portaria leva em conta denúncia da atual gestão apontando ausência de documentos essenciais na prefeitura; que a comissão de transição formada pelo ex-gestor apresentou relatório incompleto; e aborda também a Política Nacional de Arquivos e o Código Penal trazendo responsabilização no âmbito cível, administrativo e criminal quanto à ausência de cumprimento do dever do poder público de gestão e proteção de documentos e arquivos.
Por tais razões, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Cajueiro, resolve instaurar o procedimento preparatório de inquérito civil, para apurar as possíveis irregularidades de gestão.