Política
RF desmonta base de Biu e Arthur Lira para 2018
Renan Filho consegue ampliar base de apoio ao seu governo e ao mesmo tempo desfalca aliados de seus adversários
Na agenda dos principais líderes políticos, as eleições de 2018 estão não ordem do dia. A fase ainda é prospecção e de muitas articulações. Mas aos poucos, o cenário para o próximo pleito vai sendo desenhado.
O PSDB já anunciou a formação de uma chapa competitiva para deputado federal e também planos para lançar um candidato a governador.
O PSB do deputado federal JHC também articula a formação de uma chapa de federal. Nada diferente do PRTB de Adeilson Bezerra.
Enquanto isso, o grupo Renan Filho segue ganhando musculatura. Nos últimos dias o governador ampliou sua base de apoio com o PTB e o PRP dos deputados Antônio Albuquerque e Nivaldo Albuquerque e deve anunciar nos próximos dias uma aliança com o PPS.
A aliança com a Família Pereira, que tem além da deputada estadual Jó Pereira três prefeituras também está bem mais próximo do Palácio dos Palmares, depois da nomeação do ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social,
Se de um lado a base do governo ganha força, do outro – proporcionalmente – a base do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira, ambos do PP, está sendo desidratada – literalmente.
Somados JHC, Régis Cavalcante e Nivaldo Albuquerque, que foram candidatos a deputado federal em 2014 pela coligação de Biu de Lira (e que elegeu além de JHC, Arthur e Maurício Quintella) tiveram mais de 220 mil votos.
Sem eles, uma eventual chapa de federal do PP e PR, como aconteceu em 2014, se tornaria inviável.
Claro que ainda é ceto para as batidas de martelo. Mas se continuar nesse ritmo, o governador Renan Filho vai complicar – e muito – a reeleição de Arthur e Biu de Lira. A conferir.