Política
PMDB lança chapa de deputado estadual com mais de 30 nomes
Partido faz reunião com bancada na Assembleia Legislativa para tratar da relação com o governo e das eleições de 2018
O presidente do PMDB de Alagoas, senador Renan Calheiros, participa de reunião com a bancada do partido na Assembleia Legislativa. O encontro, num hotel de Maceió, será nesta segunda-feira, 6, a partir do meio dia. Os onze deputados estaduais da legenda confirmaram presença no encontro que vai discutir, além de políticas públicas, o cenário político do estado e estratégias para as eleições de 2018.
“O objetivo desta reunião será discutir a relação com o governo, analisar a atuação do partido na Assembleia Legislativa e discutir propostas para aumentar o protagonismo do PMDB na definição de politicas públicas de Alagoas. No encontro, também vamos conversar sobre a preparação das chapas”, adianta Renan Calheiros.
Antes de se reunir com os deputados, Renan Calheiros tem um encontro com a bancada de vereadores do PMDB na Câmara Municipal de Maceió. O encontro, na segunda-feira pela manhã será para definir a posição do partido em relação a prefeitura da capital. Os peemedebistas – anote – devem fazer uma oposição dura ao prefeito Rui Palmeira (PSDB). Esta história conto depois, com mais detalhes.
Chapa competitiva
O PMDB tem a maior bancada da Assembleia Legislativa com 11 deputados e deve ter também uma das chapas mais forte de deputado estadual nas eleições de 2018.
Da atual bancada (formada pelos deputados Davi Davino Filho, Galba Novais, Isnaldo Bulhões, Jairzinho Lira, Jó Pereira, Luiz Dantas, Marquinhos Madeira, Olavo Calheiros, Ricardo Nezinho, Ronaldo Medeiros, Thaise Guedes), todos os deputados vão concorrer a reeleição diretamente ou apresentar nomes que concorrerão em seu lugar.
Além dos atuais parlamentares, que vão para a reeleição, o partido vai lançar pelo menos mais 20 candidatos com viabilidade eleitoral. Vários ex-prefeitos e líderes políticos com atuação em todas as regiões do Estado estão numa proposta de chapa que está sento montada por Renan Calheiros.
Entre os nomes que estão sendo discutidos no partido estão Lula Cabeleira, Zé Wanderley, Cristiano Matheus, James Ribeiro, Cícero Cavalcante ou Flávia Cavalcante, Demuriez Leão, Carlos Alberto Canuto, Fernando Pereira, Cícero Almeida, Bruno Loureiro, Marcos Madeira, Rodrigo de Neno, Kaika ou Marcos Paulo, França Moura, Felipe Feijó, Juliana Almeida, Vânia Paiva, Silvânio Barbosa, Alay Correia, Luiz Pedro Brandão, Junior Vigário, Jota Cavalcante, Mosart Amaral, Carlos Ronalsa, Gilson Neto e Pedro Acioly.
O partido terá nomes competitivos para deputado federal. Mas essa, conto depois.
Legenda e apoio para candidatura de Marx Beltrão ao Senado
O ministro do Turismo e deputado federal Marx Beltrão não vai precisar trocar de partido para concorrer ao Senado Federal, como chegou a ser especulado pela imprensa local esta semana.
Em nota, o PMDB de Alagoas assegura que o partido vai garantir legenda e apoio a uma eventual candidatura sua numa chapa majoritária nas próximas eleições.
“O PMDB é o maior partido de Alagoas, tem o maior número de prefeitos, vereadores e deputados e tem plenas condições de eleger uma chapa majoritária puro sangue, com um candidato a governador e dois candidatos a senador”, disse o presidente do diretório estadual do partido e senador Renan Calheiros.
Além de garantir apoio a Marx Beltrão, a direção do partido também está “trabalhando” a candidatura de Joaquim Beltrão – atual prefeito de Coruripe – para deputado federal.
A nota foi distribuída pela Em nota, o PMDB de Alagoas assegura nessa sexta-feira, 3, a noite. Leia:
Nota pública
“O PMDB não só garante a candidatura do ministro Marx Beltrão, como apoiará sua candidatura a uma das duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2018. O partido também trabalhará, desde já, a candidatura de Joaquim Beltrão para a Câmara Federal. Marx Beltrão, aliás, em todos os contatos mantidos com a direção peemedebista teve a confirmação deste propósito que fortalecerá mais ainda o PMDB”.