Política
Lista de Janot: minha preocupação com isso é zero, diz RF
Segundo a TV Globo, o nome do governador Renan Filho foi incluído em pedidos de inquérito feito procurar Geral da República
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) foi informado nesta quarta-feira, 15, que receberá os casos de pelo menos dez governadores – incluindo o de Alagoas, Renan Filho - incluídos na "lista de Janot", como estão sendo chamados os 83 pedidos de abertura de inquérito registrados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no STF no caso das delações da Odebrecht.
Em nota divulgada pelo Jornal Nacional, o governador Renan Filho informou que todas as doações à sua campanha eleitoral foram feitas dentro da lei e declaradas ao TSE.
Ontem, em conversa com um importante interlocutor, Renan Filho disse que “minha preocupação com isso é zero”.
O governador também informou que não manteve nenhum contato com a Odebrecht em torno de doações para sua campanha, apesar da empreiteira ter sido listada entre os seus doadores.
Segundo dados do TSE, a doação da empresa que chegou a campanha de Renan Filho em 2014, foi feita através do diretório estadual do PMDB. O valor foi de R$ 829.212,00.
Segundo um assessor do governador, Renan Filho não tratou com a Odebrecht de doação para sua campanha: “os valores foram doados ao diretório estadual, que transferiu a doação para vários candidatos do partido, incluindo o governador”, aponta.
Entenda o caso
O conteúdo das delações dos executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht estão sob sigilo, mas a TV Globo divulgou, após apuração com várias fontes, a presença de 22 novos nomes de políticos na lista de 83 pedidos de investigação enviou ao STF.
Na terça-feira, a Globo já havia revelado outros 16 nomes que fazem parte da lista. No total, já são 38. Nos depoimentos dos delatores, segundo a Globo são mencionados os nomes de pelo menos 170 pessoas, entre as quais políticos com foro e sem foro privilegiado.
Ainda segundo a reportagem, muitos dos nomes já foram citados em depoimento do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que veio a público em dezembro do ano passado.
Dentre os novos nomes que a TV Globo apurou nesta quarta-feira, há mais um ministro do governo Michel Temer, além dos cinco já revelados nesta terça. É Marcos Pereira, do PRB, atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Na lista também há pedidos referentes a pelo menos cinco governadores, que deverão ser analisados pelo STJ: Renan Filho (PMDB), de Alagoas, Luiz Fernando Pezão (PMDB), do Rio de Janeiro, Fernando Pimentel (PT), de Minas Gerais, Tião Viana (PT), do Acre e Beto Richa (PSDB), do Paraná.
Você pode ver a reportagem da Globo, na íntegra, aqui: