Política

PSDB perde mais um prefeito para a base do governo RF

Renato Filho, prefeito do Pilar confirma que está deixando ninho tucano para participar do grupo de Renan Filho

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 17/03/2017 16h04
PSDB perde mais um prefeito para a base do governo RF

O PSDB do ex-governador Teotonio Vilela Filho elegeu o segundo maior número de prefeitos nas eleições municipais de Alagoas em 2016. Os tucanos conquistaram 17 prefeituras e ficaram atrás apenas do PMDB, que elegeu 38 prefeitos.

Agora, passados 5 meses das eleições, alguns prefeitos anunciaram que estão abandonando o ninho e voam para outros grupos.

Depois da confirmação, em primeira mão aqui, de os prefeitos de Teotonio Vilela e Campo Alegre, respectivamente Joãozinho Pereira e Pauline Pereira vão deixar o PSDB para se filiar ao PMDB no próximo dia 24, mais um prefeito confirmou que está deixando o partido para integrar o grupo do governador Renan Filho.

Trata-se de Renato Filho, prefeito do Pilar, um das novas promessas da política alagoana.

“Estivemos em palanques separados no passado, mas decidimos nos unir pelo desenvolvimento de Pilar e de Alagoas”, explica Renato Filho.

Mas, diferente dos irmãos Pereira, ele não vai para o PMDB, em função de questões da política local. Um dos seus adversários nas eleições de 2016, o ex-prefeito Carlos Alberto Canuto, é filiado ao PMDB e não existira “clima” para os dois na mesma legenda.

Renato Filho vai para um partido da base de apoio de Renan Filho: “vou conversar com governador para decidir qual a melhor legenda, mas a decisão já foi tomada. Vamos marchar juntos com o governador Renan Filho”, disse.

Durante as comemorações dos 145 de emancipação política de Pilar, nessa quinta-feira, 16, Renan Filho deu pistas de que passaria a integrar o grupo do governador em vários discursos, falando que as diferenças ficaram no passado: “nós precisamos estar juntos com o governador para atender as necessidades da população, especialmente os que mais precisam”, disse.

O vice-prefeito de Pilar, Léo Lopes, foi mais direto durante discurso num evento realizado, também nesta quinta-feira, para lançamento do programa Prato Cheio: “vamos marchar juntos com o governador Renan Filho a partir de agora”, disse.

Lado a lado

O governador Renan Filho foi o principal convidado do prefeito para as comemorações do aniversário do Pilar e participou de vários eventos ao lado de Renan Filho. Da inauguração de obras, ao lançamento de programas sociais.

Durante os discursos o prefeito mostrou alinhamento com o governador e anunciou prêmios em dinheiro (de até R$ 50 mil) para os melhores alunos e as melhores escolas do município. A estratégia faz parte do governo de Alagoas para melhorar o IDEB no Estado.

Novas baixas

Pelo que apurei, outros prefeitos do PSDB podem tomar o mesmo rumo de Renato Filho, deixando o ninho tucano para se filiar a um partido da base de apoio de Renan Filho. A conferir.

Veja a lista dos prefeitos pelo PSDB em Alagoas em 2016: Água Branca (Zé Carlos), Traipu (Eduardo Tavares), Olho D’Água Grande (Zé Adelson), Porto Real do Colégio (Aldo Popular), Feira Grande (Flávio do Chico da Granja), Arapiraca (Rogério Teófilo), Belém (Paula Santa Rosa), Teotonio Vilela (Joãozinho Pereira), Campo Alegre (Pauline Pereira), Pilar (Renato Filho), Messias (Jarbinhas), Branquinha (Jairinho Maia), Paripueira (Haroldo Nascimento), Barra de Santo Antônio (Emanuella Moura), Porto de Pedras (Henrique Vilela), Novo Lino (Lucia de Vasco) e Colônia Leopoldina (Manuilson Andrade).

Destes, pelo menos mais três estariam de “malas prontas” para mudar de endereço político.