Política

Renan e Téo lideram nova pesquisa para o Senado

Levantamento feito pelo Ibrape mostra que o senador e o ex-governador seriam eleitos se a disputa fosse hoje

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 21/03/2017 17h05
Renan e Téo lideram nova pesquisa para o Senado

A Pesquisa do Ibrape e foi realizada entre os dias 6 e 9 de março, com 2 mil eleitores, em 49 cidades de Alagoas. Divulgado  aqui, em primeira mão, o levanamento como adiantei, vem circulando nas mãos de diferentes lideranças políticas do Estado.

A pesquisa que chegou aqui através de um dirigente partidário inclui a opinião do alagoano sobre as eleições para governo do estado, presidência da república e Senado.

Se as eleições fossem hoje, segundo o levantamento estimulado para a presidente, Lula teria 43%, Marina 11%, Aécio 9%, Bolsanaro 7%, Serra 5%, Temer 2%, Ciro e Alckmin 1% cada, sendo 8% indeciso e 13% de branco e nulo.

Para o governo do estado a pesquisa traçou vários cenários, sempre com o governador Renan Filho como candidato. Num confronto direto com Rui Palmeira (PSDB) Renan Filho teria 42% contra 25% do prefeito de Maceió, numa diferença de 17 pontos.

Num cenário com 3 candidatos, incluindo o deputado federal JHC, o resultado ficou assim: RF 40%, Rui 21% e JHC 11%,c om 12% de indecisos e 16% de brancos e nulos.

Para o Senado, a pesquisa fez simulações com 4 nomes – os mais prováveis candidatos apresentados até o momento: o senador Renan Calheiros (PMDB), o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o ministro Marx Beltrão (PMDB) e o senador Benedito de Lira (PP).

Diferente do Instituto Paraná, que divulgou pesquisa realizada no mesmo período, o Ibrape não incluiu os nomes do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) e do ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR), que a princípio são candidatos à reeleição de deputado federal.

No resultado geral, com a soma primeiro e do segundo votos, Renan ficou com 35%, Téo com 27%, Marx com 23%, Biu com 21%. Se as eleições fossem hoje, Renan e Téo seriam eleitos. É claro que ainda tem muito chão pela frente...

Não custa lembrar: nas eleições de 2018 serão dois votos para o Senado.

Na simulação do 1o voto, segundo o Ibrape, Renan teria 22%, Marx 14%, Biu e Téo 12%, cada um.

Na simulação do 2o voto, Téo lidera com 15%, seguido de Renan Calheiros, com 13%, Biu e Marx com 9%, cada um.

ibrape senado