Política
Uma ou duas chapas? Eleição da Uveal deve ser judicializada
Recurso apresentado por chapa do PSDB pode suspender votação marcada para o próximo sábado, em Maceió
Marcada para o próximo sábado, 25, na sede da entidade em Maceió, a eleição para a nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) pode ser decidida – literalmente – nos tribunais.
Explico. A votação será em chapa única, salvo “surpresa” de última hora.
A única chapa que teve registro aceito pela comissão eleitoral foi a Unidos Pela Uveal, encabeçada pelo vereador Fabiano Leão, do PMDB de Arapiraca.
A chapa “Por uma nova Uveal”, encabeçada pelo vereador Diomedes Rodrigues, do PSDB de Pão de Açúcar, entrou com um recurso administrativo na Uveal e outro na Justiça, para garantir o direito de manter o seu registro.
“Não há nada no estatuto ou mesmo em qualquer lei que impeça o nosso registro, vamos derrubar essas se argumentações, disputar e vencer”, cutuca Diomedes.
Se o que Diomedes espera se concretizar, será uma grande reviravolta em torno do processo eleitoral na Uveal. A entidade representa 1,17 mil vereadores de Alagoas e sua eleição chegou a movimentar vários grupos, com o lançamento de pelo menos cinco pré-candidatos a presidente.
A disputa terminou afunilando para um enfrentamento entre PMDB e PSDB.
Segundo um dos integrantes da atual diretoria, a eleição será realizada no sábado, em chapa única, desde que não saia até lá decisão judicial: “o recursos administrativo foi negado porque a chapa não preencheu os critérios mínimos para sua inscrição. O que tememos é que a disputa seja judicializada e saia uma decisão de última hora suspendendo a eleição”, disse.
Outro lado
Em texto distribuído por sua assessoria de imprensa, o PSDB de Alagoas avisa que o partido segue na disputa. Veja:
“PSDB continua na disputa da UVEAL
Chapa entra com recurso e diz que não há impedimento legal para registro
A chapa “Por uma nova Uveal”, encabeçada pelo vereador Diomedes Rodrigues, do PSDB de Pão de Açúcar, continua na disputa pela nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL), segundo o próprio candidato. Nesta sexta-feira, 17, ele chapa entrou com um recurso administrativo junto à entidade e outro na Justiça, para garantir o direito de manter o registro de sua candidatura.
Para Diomedes, os argumentos da Comissão Eleitoral para indeferir a sua chapa são frágeis. “Não há nada no estatuto ou mesmo em qualquer lei que impeça o nosso registro, vamos derrubar essas argumentações, disputar e vencer”, enfatizou o vereador, que tem arregimentado apoios de vários grupos políticos pelo interior do estado. “Temos proposta e credibilidade para comandar a Uveal”, afirma.
A vereadora Graça Lisboa, do PDT de Arapiraca, que está na chapa com Diomedes, está confiante de que vão ganhar a eleição. “Estamos trabalhando com muita responsabilidade, defendendo uma nova Uveal, buscando aproximar os vereadores da entidade e fazer com que a nossa representação participe dos debates decisórios da política de Alagoas”, destaca.
A eleição está prevista para o próximo dia 25 deste mês de março e fazem parte da executiva que disputa a Uveal:
Presidente – Diomedes Rodrigues
1º Vice-presidente – Thayronne Henrique
2º Vice-presidente – Tereza Nelma
Secretário geral – Domício Júnior
1º Secretário – Graça Lisboa
2º Secretário – Hildebrando Tenório de Albuquerque Neto
1º Tesoureiro – Helena Braga
2º Tesoureiro – Cícero Roberto Barros
5º - Rosivan Rodrigues”