Política
Biu e Renan lideram nova pesquisa para o Senado
Levantamento inclui nomes de cinco políticos que podem disputar vaga de senador em 2018
A Pesquisa é do Instituto Falpe e foi realizada na primeira semana de março, com 7,5 mil eleitores, nas cidades da grande Maceió – de Paripueira a Barra de São Miguel. O levantamento chegou aqui, a exemplo da pesquisa Ibrape, divulgada há alguns dias, pelas mãos de um dirigente partidário.
A pesquisa inclui a opinião do alagoano sobre as eleições para governo do estado, senado, Assembleia Legislativa e Câmara Federal, entre os prováveis candidatos que devem disputar as eleições de 2018.
Recebi os resultados para o Senado com uma simulação que inclui 5 nomes: Benedito de Lira (PP), Renan Calheiros (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Teotônio Vilela (PSDB) e Marx Beltrão (PMDB).
Biu de Lira aparece na liderança, com 15,75%, seguido de Renan, com 14%. Em terceiro lugar uma quase surpresa, com Rodrigo Cunha (13,25%), à frente de Téo Vilela (12,5%) e Marx Beltrão (8,5%).
O diretor do Falpe Pesquisas, Francisco Nunes, o Chico, avisa que está realizando, esta semana, nova pesquisa em Maceió, com novas simulações para governo, Senado e também para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
“Realizamos uma amostragem com um número maior de entrevistas em função dos candidatos proporcionais”, explica.
Chico revela que se surpreendeu com o resultado de Renan: “antes da pesquisa, não imaginava que ele estivesse bem nessa região”, pondera.
A performance dos demais candidatos – incluindo Biu de Lira – já era esperada: “na nova pesquisa estamos incluindo os nomes de Ronaldo Lessa e Heloísa Helena. Com a entrada deles, pelos dados preliminares, Renan tende a cair”, pondera.
Não custa lembrar: nas eleições de 2018 serão dois votos para o Senado. A pesquisa Falpe fez simulação apenas de um voto.