Política
Boa notícia: Alagoas é o estado mais transparente do Brasil
Segundo levantamento da Escala Brasil Transparente, em dois anos, Estado saiu da 17ª posição para a primeira
Nunca antes Alagoas liderou um ranking deste tipo. Por tradição, o estado aparece sempre no topo de listas negativas. Violência, analfabetismo, mortalidade infantil, IDH, PIB Per Capita, saneamento, habitação etc etc etc.
A boa notícia é que os alagoanos estão, ainda que lentamente, vendo a posição doestado melhorar em estatísticas deste tipo.
Sim, ainda falta muito chão para Alagoas figurar entre os estados mais alfabetizados ou menos violentos. Mas ao menos é possível enxergar os números e os caminhos que poderão nos levar até lá.
O estado se tornou o estado mais transparente do Brasil de acordo com o ranking da Escala Brasil Transparente (EBT). A terceira edição da EBT, com dados de 2016, foi divulgada esta semana. Foi um salto e tanto. Na segunda edição, divulgada em 2015, Alagoas aparecia em 17º lugar.
E com transparência, de fato e de direito, o cidadão poderá acompanhar melhor como o governo gasta o dinheiro dos seus impostos. Os números, as informações podem ajudar mais do que se imagina. Quanto o governo gasta e como gasta em cada área. Em tempos de políticos atentos às redes sociais esse tipo de informação faz toda a diferença.
Governo comemora
A controladora geral do Estado, Maria Clara Bugarim, comemora a conquista que passa longe dos olhos da maioria: “Alagoas é o estado mais transparente do Brasil, segundo levantamento da Controladoria Geral da União. Transparência é um dos pilares deste Governo. O resultado alcançado é fruto do empenho de toda a equipe do governo e da determinação do Governador Renan Filho”, registra.LAI
Versão oficial
Veja texto da Agência Alagoas sobre a posição de Alagoas no EBT:
Alagoas lidera ranking nacional de transparência pública
Segundo levantamento da Escala Brasil Transparente, em dois anos, Estado saiu da 17ª posição para a primeira
O Estado de Alagoas ocupa o primeiro lugar no ranking da Escala Brasil Transparente (EBT). Essa é a terceira edição da EBT, que mede a transparência pública dos estados e foi desenvolvida para subsidiar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) nas suas competências. Na segunda edição, divulgada em 2015, Alagoas aparecia em 17º lugar.
A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da LAI nos órgãos públicos. De forma geral, a metodologia analisa a regulamentação da LAI e a transparência passiva que requer a existência do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) presencial, on-line, possibilidade de acompanhamento do pedido de acesso, inexistência de pontos que dificultem ou inviabilizem o pedido de acesso, respostas ao pedido no prazo legal e respostas em conformidade com o que foi solicitado.
Os números de solicitações comprovam que cresceu também o interesse do cidadão. Em 2015, o Estado recebeu 274 pedidos de informação e terminamos o ano de 2016 com 1.158 solicitações feitas através do SIC.
Leia aqui, na íntegra: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/15909-alagoas-lidera-ranking-nacional-de-transparencia-publica
Acesse aqui o resultado do ranking:
Acesse aqui o resultado do ranking: https://relatorios.cgu.gov.br/Visualizador.aspx?id_relatorio=22