Política
Enquanto Renan tenta tirar Temer, Maurício Quintella se esforça para salvar presidente
As ações de políticos influentes como Renan Calheiros e Maurício Quintella podem ser decisivas para mandar Temer mais cedo para casa – ou não
Dois dos mais influentes políticos alagoanos da atualidade em Brasília estão rota de colisão.
Enquanto o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) trabalha para encurtar a era Temer, o ministro Maurício Quintella, dos Transportes, trabalha para barrar a denúncia contra o presidente na Câmara Federal.
A queda de braços, claro, terá repercussão na política local.
Um pode ganhar mais prestígio no Palácio do Planalto, enquanto o outro tende a ganhar a simpatia das ruas. Resta saber se os atos de hoje serão lembrados em 2018. A essa altura, o impeachment de Dilma Roussef, já não motiva mais tanto os eleitores nem para um lado, nem para o outro. O processo contra Michel Temer e seus desdobramentos, no entanto, está bem mais próximo das urnas.
As ações de políticos influentes como Renan Calheiros e Maurício Quintella podem ser decisivas para mandar Temer mais cedo para casa – ou não.
Na semana passada, Renan Calheiros deixou a liderança do PMDB no Senado e desde então tem atuado nos “bastidores” tentando encontrar uma saída para o Brasil, sem Temer.
Nesta terça-feira, Quintella assumiu o protagonismo dentro de seu partido, o PR, ao reforçar as articulações para tentar barrar a denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados.
O ministro, segundo registro feito por vários veículos, foi para audiência com Michel Temer acompanhado Valdemar Costa Neto. Condenado no mensalão, Costa Neto é considerado o principal cacique do PR.
Temer quer ajuda da bancada do PR, principalmente no plenário da Câmara, para garantir os 172 que previsa para evitar a abertura de inquérito no STF e seu afastamento da presidência.
A assessoria do presidente disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto. Sobre o que foi discutido na reunião, procurar o Ministério dos Transportes”.
A “visita” de Maurício Quintella a Temer repercutiu em alguns veículos. Veja o registro do Blog da Andreia Sadi em O Globo:
Para derrubar denúncia, Temer se reúne com Valdemar Costa Neto
O presidente Michel Temer procurou nesta segunda-feira o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto em busca de votos do PR para tentar barrar a denúncia da Procuradoria Geral da República na Câmara dos Deputados. Temer quer ajuda da bancada do PR principalmente no plenário da Câmara.
Costa Neto, que foi condenado no mensalão, é o principal cacique do PR e exerce influência direta sobre a bancada na Câmara. Também passa pelo seu aval as principais indicações de segundo e terceiro escalão no Ministério dos Transportes – ocupado pela legenda.
Nesta segunda-feira (3), Temer convidou Valdemar para um encontro no Palácio do Planalto. A reunião não constou da agenda oficial, mas foi confirmada pela assessoria de Temer após questionamento da GloboNews.
Procurada pela reportagem, a assessoria do presidente disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto. Sobre o que foi discutido na reunião, procurar o Ministério dos Transportes”.
O blog procurou o ministro, que não respondeu até a publicação do post.
Leia aqui, na íntegra: