Política
JHC assume comando do PSB em Alagoas e Kátia Born anuncia debandada do partido
O deputado federal JHC reassumiu, por decisão da Justiça – em definitivo – a presidência do PSB em Alagoas
O deputado federal JHC reassumiu, por decisão da Justiça – em definitivo – a presidência do PSB em Alagoas.
Tomada pela Justiça Federal em Brasília, na semana passada, a decisão já era esperada, mesmo assim terá efeitos colaterais no ninho socialista.
O processo traumático em torno da definição do comando da legenda no estado deixou cicatrizes.
O grupo ligado à ex-presidente do PSB, Kátia Born – atual secretária de Saúde de Palmeira dos Índios – deixará o partido em bloco.
Kátia Born deve sair junto com pelo menos 50 filiados do partido, entre os quais o prefeito de Palmeira dos Índios (Júlio Cezar) e o deputado estadual Inácio Loiola.
A ideia é que entrem, também em bloco, numa outra legenda – provavelmente o PDT de Ronaldo Lessa.
Confirmada a filiação, Kátia voltará as suas origens, cerrando fileiras novamente ao lado de Ronaldo
Reorganizando
JHC bem que tentou evitar o desembarque de Born e companhia. Com os ânimos acirrados, não deu.
Agora, o deputado diz que vai cuidar de reorganizar o partido, começando pelo sertão: “vamos reorganizar, onde for preciso, os diretórios”, avisa.
O PSB perde um pouco agora – incluindo militantes históricos – mas pode ganhar em renovação. Sob a liderança de João Henrique o partido terá, depois de muitos anos, uma nova cara em Alagoas. A legenda, que já foi a maior do estado, na época em que Lessa foi governador (1999 a 2007), perdeu força e fez apenas seis prefeitos nas eleições de 2016.
A esperança é que o deputado, mais votados nas eleições de 2014, consiga colocar o PSB entre os maiores partidos de Alagoas em 2018. Não será, convenhamos, nada fácil.