Política

RF sai em defesa de RF: “é preciso mostrar também o que é bom”

O prefeito do município de Pilar, Renan Filho, decidiu sair em defesa do governador Renan Filho na última segunda-feira (28)

Por Edivaldo Júnior com www.edivaldojunior.com.br 29/08/2017 08h08
RF sai em defesa de RF: “é preciso mostrar também o que é bom”

Esclareço logo o título: trata-se do prefeito do município de Pilar, Renan Filho, que decidiu sair em defesa do governador Renan Filho. RF defende RF num episódio que ganhou as redes sociais nesta segunda-feira, 28, após reportagem do Fantástico sobre o HGE.

De novo, velhos problemas. A superlotação e a falta de insumos. Tudo isso misturado com informações da operação Correlatos, da PF e CGU, que investiga supostas fraudes em licitação com recursos do SUS em quatro Estados: AL, PE, SE e DF.

O problema, aponta Renato Filho é que as informações passaram a ser usadas por adversários do governador para tentar atacar o governo: “Desde que assumiu o Governo, Renan Filho está colocando Alagoas na contramão da crise. Na saúde, o governador tem investido em melhorias da rede já existente, além de ter iniciado a construção de vários hospitais na capital e no interior”, aponta.

Diferente do governador, o prefeito evitou críticas à imprensa. Mas faz questão de dizer que também é preciso mostrar o que está dando certo, o que é bom: “Infelizmente, alguns setores da imprensa só repercutem fatos negativos e esquecem de mostrar as ações positivas do governo, a exemplo do esforço que é feito para melhorar áreas como saúde, educação e segurança, que o governador tem feito, sem deixar de fazer importantes investimentos na infraestrutura”, afirma Renato Filho.

Que apurem e que punam

Ao conversar com jornalista, nesta segunda-feira, como registrou o portal Gazetaweb (http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/08/renan-filho-minimiza-problemas-na-saude-e-reclama-da-atuacao-da-imprensa_39394.php) o governador reclamou da imprensa: “Não falta dinheiro na saúde para aquisição de remédio e o HGE bate recorde de atendimento. Isso é que precisa ser dito”, reagiu Renan Filho.

Depois, em seu gabinete, o governador revelou durante reunião com alguns assessores que a PF e a CGU devem apurar, por meio da operação Correlatos, os problemas existentes e apontam os culpados.

Ele, no entanto, teria lembrado na conversa que Rosângela Wyszomirska , até onde todos sabem, é uma servidora honesta. O problema apontado na Secretaria de Saúde, segundo uma fonte que acompanhou a conversa, o de fracionamento – é considerado uma irregularidade no modo de aquisição dos produtos e na avaliação do governador deve ser apurada. “Nesse momento a suspeita é de irregularidade do ponto de vista formal, mas ao que se saiba os produtos foram comprados a preços de mercado e entregues. O governador tem todo interesse na apuração, que deve incluir todo o período em que esse procedimento vinha sendo utilizado, ao que se sabe, desde 2010”, diz a fonte.