Política

Marx Beltrão deve trocar PMDB pelo PSD, diz Estadão

A estratégia de Marx Beltrão pode dar ao ministro uma maior capacidade de manobra na articulação da majoritária

Por Edivaldo Júnior com www.edivaldojunior.com.br 04/10/2017 14h02
Marx Beltrão deve trocar PMDB pelo PSD, diz Estadão

A coluna Estadão, do último domingo: “O PMDB encomendou pesquisas para avaliar o desempenho de seus principais candidatos aos governos estaduais”. O levantamento, encomendado por Romero Jucá vai avaliar as chances de todos os candidatos – incluindo Renan Filho, que anda “desgarrado” do Palácio do Planalto.

Ainda na coluna Estadão: “O ministro do Turismo, Marx Beltrão, deve trocar PMDB pelo PSD assim que houver a janela partidária. Com isso, o PSD passará a ter os ministérios da Fazenda, Ciência e Tecnologia e Turismo”.

A estratégia de Marx Beltrão, se confirmada, pode dar ao ministro uma maior capacidade de manobra na articulação da majoritária. Pré-candidato ao Senado, ele teria – fora do PMDB – a possibilidade de alinhar com outros grupos que não o de Renan Filho. Atualmente o ministro participa da base de apoio do governador e tem cargos no primeiro e segundo escalões do governo.

A legenda no PMDB para a disputa ao Senado não seria problema. O presidente do partido em Alagoas, Renan Calheiros, pediu a alguns interlocutores para avisar ao ministro que ele só muda de partido se quiser. Se ficar no PMDB, Marx Beltrão terá garantida a legenda para disputar o Senado, como ele deseja.

Renan tem repetido aos seus amigos mais próximos que não vai escolher candidatos ou tentar barrar candidatura de ninguém. Para ele, numa eleição com dois votos – como será a de 2018 – nenhum candidato deve se preocupar com os adversários, mas com sua própria capacidade montar uma estratégia vencedora.