Política
Prefeito com maior aprovação de AL vai para base de RF
Até agora, o PSDB já perdeu 8 prefeitos eleitos em 2016 para a base do governo
Um ato discreto, em um hotel de Maceió, na última quinta-feira, 30, marcou a filiação de Renato Filho, o Renatinho, ao Partido Verde.
O ato de filiação contou com a presença do governador Renan Filho e de dirigentes do PV em Alagoas.
Renato Filho era um dos 17 prefeitos eleitos pelo PSDB e, recentemente tinha se desfiliado do partido. Até agora, o PSDB já perdeu 8 prefeitos eleitos em 2016 para a base do governo.
O plano A do governador é filiar os prefeitos que estavam ou estão em partidos de “oposição” ao PMDB.
Onde existem “dificuldades” locais, a filiação vai para outros partidos da base, a exemplo do que já ocorreu com o PSC. No caso de Pilar, a filiação ao partido do governador não era recomendável porque o ex-prefeito do município, Carlos Alberto Canuto, do PMDB, faz oposição a Renatinho.
Prefeito do Pilar, cidade da Grande Maceió, Renato é atualmente – segundo pesquisas – o prefeito com melhor avaliação do estado. Em pesquisa divulgada esta semana pelo Ibrape, ele tem 84% de aprovação. No município, também é alta a aprovação do governador Renan Filho (veja tabelas).
“A aliança entre Renan Filho e Renato Filho se reflete também na intenção de votos do governador e do senador Renan Calheiros. Aqui no Pilar os dois têm as maiores diferenças para seus adversários”, aponta um assessor do prefeito.