Política
RF tem 2,3 votos para cada voto de Rui em Maceió
Segundo a pesquisa, 15% dos eleitores se declararam indecisos e 19% disseram que vão votar branco
Não, não é nenhuma pesquisa eleitoral nova. Trata-se do levantamento da TDL Pesquisa & Marketing, divulgado no último dia 17, o primeiro em Alagoas registrado no TSE sobre as eleições deste ano.
A novidade é que blog recebi o resultado completo da pesquisa para governador e presidente, com o voto por região.
Vamos recordar. O instituto montou um cenário com três eventuais candidatos ao governo: Renan Filho (MDB), Rui Palmeira (PSDB) e JHC (PSB).
De acordo com a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o atual governador seria reeleito no primeiro turno com 45% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Já o prefeito de Maceió aparece com 12%, enquanto JHC tem 9% das citações. Ainda segundo a pesquisa, 15% dos eleitores se declararam indecisos e 19% disseram que vão votar branco ou nulo.
Renan Filho amplia vantagem em Maceió
No resultado estratificado, Renan Filho venceria em todos por regiões, inclusive na capital. Em Maceió, o governador teria 30% dos votos, enquanto Rui Palmeira e JHC teriam, cada um, 13% dos votos. Na prática, o governador teria 2,3 votos para cada voto do atual prefeito da capital.
A diferença de Renan Filho para Rui Palmeira vem crescendo na capital. Em Maceió, há um ano, o prefeito tinha mais intenções de voto do que o governador.
Nas demais regiões (veja tabela), a vantagem de Renan Filho sobre os demais candidatos é maior. A maior diferença está no sertão, onde o governador aparece com 56% das intenções, contra 11% de Rui Palmeira e 4% de JHC.
Válidos
Considerando os votos válidos, Renan Filho seria reeleito com 68,18% dos votos, Rui Palmeira teria 18,18% e JHC 13,64%.
Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato a governador precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um voto.
Para presidente, a liderança é do ex-presidente Lula. O pré-candidato do PT sairia das urnas em Alagoas com uma vitória 53% dos votos dos alagoanos no estado, na amostragem estimulada. Em segundo aparece Jair Bolsonaro, com 10%, seguido de Marina Silva (4%), Ciro Gomes (2%), Geraldo Alckmin (1%) e Álvaro Dias (1%).
A pesquisa
Foi divulgada nesta quarta-feira, 17, a primeira pesquisa eleitoral de Alagoas registrada no TSE. O registro passa a ser obrigatório no ano da eleição. O levantamento é da TDL Pesquisa & Marketing traz resultados para presidência e governo do estado.
As entrevistas foram realizadas com eleitores com 16 anos ou mais em 52 municípios de Alagoas, entre de 12 a 14 de Janeiro de 2018, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 10,0% das entrevistas. A pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.608 eleitores, estratificada por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/ TRE de 2017.
A pesquisa apresenta 95,0% de grau de confiança, margem de erro de 3,0% e está registrada no TRE sob o número AL-05922/2018. A TDL pesquisa e Marketing informa que possui estatístico devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região sob o nº 8492.
Avaliação
A pesquisa também avaliou as administrações Renan Filho e Rui Palmeira – ambas aprovadas pelos alagoanos. Em Maceió, a gestão de Rui Palmeira foi aprovada por 55% da população. A gestão de Renan Filho obteve 58% de aprovação (veja tabelas).