Política

Prefeituras vão assinar convênios para implantar o Internet para todos Municípios

Por AMA - Associação de Municípios Alagoanos 06/03/2018 15h03
Prefeituras vão assinar convênios para implantar o Internet para todos	Municípios

Cerca de 2 mil prefeitos deverão estar em Brasília no próximo dia 12 para assinar o convênio do programa Internet para Todos.Com a garantia de que os moradores de localidades que hoje não são assistidas por conexão de banda larga, em Alagoas noventa municípios já se inscreveram no programa que, para Kassab vai transformar, para melhor, a vida dos municípios e da sua população. O programa oferecerá internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a população de milhares de localidades de todo o país.

Segundo o ministro, é um dos maiores programas de inclusão social do governo federal, que deverá beneficiar cerca de 55 milhões de pessoas que hoje não possuem conectividade. “Graças ao satélite SGCD [Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas], que lançamos no ano passado, o MCTIC pode permitir ao Ministério da Defesa aumentar a cobertura de monitoramento das fronteiras brasileiras; ao Ministério da Educação levar internet para todas as escolas públicas do país; e ao Ministério da Saúde dotar os postos de saúde e hospitais de banda larga e melhorar o atendimento dos pacientes”.

O ministro Kassab está percorrendo os estados de Norte a Sul do país para apresentar aos prefeitos a importância e a facilidade de participar do programa. “É muito fácil aderir ao Internet para Todos e, além do mais, não terá qualquer custo para o município. Não tem razão da cidade não participar do programa. Basta o prefeito enviar um e-mail ao Ministério, receber login e senha e depois preencher o formulário. Em menos de meio dia, o município já está inserido”, explicou Kassab.

Para participar do Internet para Todos, o prefeito deve informar as localidades que não possuem conexão em banda larga e definir um local para a instalação das antenas e dos equipamentos. Além disso, caberão ao município a segurança da área e as despesas com energia elétrica que os equipamentos vão consumir. Os municípios podem indicar mais de uma localidade, e todos serão beneficiados pelo programa.