Política
Armar população pode agravar violência no Brasil, diz Renan Calheiros
O senador acredita que o caminho a seguir, neste caso, é o fortalecimento das políticas de segurança pública
O alerta foi feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), em discurso na Tribuna do Senado, nessa terça-feira, 6. Para o parlamentar, fazer coro com o “Bolsonaro” pode agravar a situação da violência no país.
O senador acredita que o caminho a seguir, neste caso, é o fortalecimento das políticas de segurança pública, com a criação de um piso nacional para policiais e um de um fundo nacional para financiar o setor.
Na avaliação do senador, liberar o uso de armas pode aumentar o número de homicídios no Brasil, que hoje passa dos 60 mil por ano.
Renan Calheiros também cobrou a votação pela Câmara dos Deputados de diversas medidas sobre o tema já aprovadas no Senado, inclusive de uma PEC de 2005 que estabelece um piso nacional para policiais.
O senador também criticou a proposta do governo federal de financiar investimentos dos estados através de empréstimos.
“Essa ideia de financiamento pelo BNDES para a modernização e para aquisição de equipamentos e construção de penitenciárias é uma mentira, com todo respeito é uma mentira, porque os estados estão falidos. O que os estados querem é que a União Federal tenha um papel a cumprir na segurança da população, juntamente com os municípios, para que a gente possa deixar nessa crise um legado. A definição de um sistema nacional de segurança pública com participação dos estados e municípios e a elaboração de um plano nacional de segurança pública”, disse.