Política
Prefeito deixa PSDB para disputar vaga de federal em AL
Jarbinhas Omena deve renunciar à prefeitura de Messias nesta sexta-feira e se filiar a PRTB para disputar eleições deste ano
O prefeito Eduardo Tavares, de Traipu, confirmou que vai renunciar ao mandato nesta quarta-feira, 04, para disputar uma vaga de deputado federal. Eleito pelo PSDB, ele deixa o partido e vai se filiar ao PRTB num prazo diferente dos demais candidatos. Como é Procurador de Justiça e ingressou no MPE antes da Constituição de 88, deve se filiar em julho, quatro meses antes da eleição.
Na próxima sexta-feira, 6, o prefeito de Messias, Jarbinhas Omena, também deve renunciar ao mandato para disputar uma vaga de deputado federal.
A desfiliação de Jarbinhas do PSDB já foi comunicada, nesta terça-feira, 3, ao ex-governador Téo Vilela.
“Fiz questão de procurar o Téo, um grande amigo, para falar sobre minha decisão”, aponta Jarbinhas. Téo Vilela era, até outubro do ano passado, o presidente do PSDB em Alagoas. Atualmente o presidente do partido é o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
A conversa com Téo Vilela, relata Jarbinhas foi a última antes de sua decisão final: “ele me tratou com o carinho de sempre, disse que compreendia minha decisão, me desejou sorte e se puder vai me ajudar nessa empreitada”, aponta.
Após a conversão com o ex-governador, Jarbinhas foi ao encontro do presidente estadual do PRTB em Alagoas, Adeilson Bezerra, comunicar a decisão de se filiar ao partido.
“O Jarbinhas vem para somar e tem toda a chance de brigar por uma vaga”, aponta Bezerra. A filiação do prefeito ao PRTB deve ser formalizada em ato nesta sexta-feira, 6, em Messias: “estamos cuidando dos últimos preparativos. É um reforço importante, até porque o Jarbinhas virá para o partido com todo o seu grupo político”, adianta Bezerra.
Chances
Jarbinhas avalia que tem condições de disputar uma vaga de deputado federal em “pé de igualdade” na chapa do Círculo Democrático, que está sendo formada pelo PRTB e tem, entre outros nomes, Eduardo Tavares, Rosinha da Adefal, Régis Cavalcante e Sílvio Camelo.
“Existe um vácuo político na minha região e acredito que posso ocupar o espaço na disputa para federal. É um momento único e acredito que estou pronto para o desafio”, aponta o prefeito.
Desidratando
Desde 2016 o PSDB tem perdido prefeitos para outros partidos em Alagoas. No ano passado, o PSDB perdeu 8 prefeitos. Em março de 2017, Joãozinho Pereira, de Teotonio Vilela e Aldo Popular, de Porto Real do Colégio, embarcaram no PMDB de Renan Filho, Pauline Pereira, de Campo Alegre, foi para o PMB e Renato Filho, do Pilar, ficou sem partido.
Em julho do ano passado, mais dois prefeitos deixaram o “ninho” tucano: Flávio Rangel, de Feira Grande, e Manuilson Andrade, de Colônia Leopoldina, que se filiaram ao PSC – partido da base do governador Renan Filho.
Em novembro mais dois prefeitos bateram em retirada do ninho tucano. Henrique Vilela, de Porto de Pedras e Paula Santa Rosa, de Belém. Ambos se filiaram ao MDB.
Em março deste abno, o prefeito Manuilson Andrade (Colônia Leopoldina) deixou partido e filiou-se ao MDB.
Agora, com as duas novas baixas, de Jarbinhas e ET, o PSDB que saiu das eleições de 2016 em Alagoas com 17 prefeitos eleitos, deve ficar resumido a apenas seis prefeituras. Mas, o partido, continua à frente das duas maiores cidades de Alagoas, a capital, Maceió e Arapiraca.