Política
Marx Beltrão vai ‘desembarcar’ do governo de Renan Filho
Com a manutenção de candidatura ao Senado fora da coligação de RF , deputado deve perder cargos que mantém no governo
O governador Renan Filho (MDB) e o deputado federal Marx Beltrão (PSD) terão a qualquer momento - se ainda não tiveram - uma conversa definitiva sobre o processo eleitoral deste ano em Alagoas. O encontro deve resultar no ‘desembarque’ de Marx Beltrão do governo.
Atualmente, o deputado do PSD tem, na sua cota, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e ao menos uma diretoria da Casal.
O desembarque tem sido tratado por interlocutores do governador como natural: “na medida em que Renan Filho não poderá votar em Marx Beltrão, ele não poderá pedir que o deputado vote nele”, pondera uma fonte próxima do Palácio dos Palmares.
Em tese, o que está em jogo é o seguinte: Renan Filho já tem dois candidatos ao Senado - Maurício Quintella (PR) e Renan Calheiros (MDB) e não poderá nem votar, nem pedir votos para Marx Beltrão, que será candidato em “voo solo” ao Senado em outra chapa.
“Não faz sentido o Marx Beltrão continuar no governo se fará campanha contra seus candidatos. É isso que ficará claro mais à frente, portanto o governador tende a resolver o quanto antes esta questão”, pondera a fonte.
O que acontecerá após a conversa entre Renan Filho e Marx Beltrão não se sabe. O deputado controla, hoje, ao menos dois partidos em Alagoas (PSD e PRB) e pode, se mantiver candidatura ao Senado, sair candidato em “voo solo”, numa chapa com os dois partidos ou quem sabe buscar uma coligação com outros grupos que estão tentando viabilizar a formação de chapas majoritárias. Mas, essa é outra história.