Política
“Turma de Bolsonaro” vai ser testada nas próximas pesquisas em AL
O atual governador, o único pré-candidato declarado ao governo, Josan Leite, do PSL, o “partido do Bolsonaro”
Registrei aqui, outro dia, que os institutos de pesquisa que atuam em Alagoas já testaram “tudo que é candidato” ao governo e ao Senado, menos “a turma do Bolsonaro”.
Rui Palmeira, Rodrigo Cunha, JHC e Mário Agra foram alguns nomes pesquisados para o cargo de governador. O detalhe é eles nunca disseram, até agora que vão disputar o governo contra Renan Filho.
Afora o atual governador, o único pré-candidato declarado ao governo, Josan Leite, do PSL, o “partido do Bolsonaro”, nunca foi incluído em nenhuma destas pesquisas. O mesmo tem acontecido com o pré-candidato do PSL ao Senado, o policial federal Flávio Moreno.
Depois de registrar aqui a “alfinetada” de Moreno - “Acho que estão com medo de nos incluir nas pesquisas”, disse Moreno – deixei no ar a sugestão para que os institutos de pesquisa se pronunciassem: “com a palavra Falpe, Ibrape e os demais institutos de pesquisa que atuam em Alagoas”.
A resposta veio nessa segunda-feira, 30. Francivaldo Diniz, do Ibrape, adianta que nos próximos levantamentos vai incluir os nomes do PSL: “vamos testar os nomes do PSL, apesar de não sermos obrigado a colocar os nomes de todos os pré candidatos, mas nas próximas pesquisas cvamos incluir para sabermos de desempenho deles”, aponta.
O Chipo Pesquisas, da Falpe, avisa que já colocou os nomes de Josan Leite e Flávio Moreno nos roteiros para os próximos levantamentos da Falpe, mas observa que nas nossas pesquisas de consumo interno os pré-candidatos do PSL praticamente não são citados na espontânea. “Apesar disso, estamos colocando os nomes deles e de todos os pré-candidatos a majoritária no próximo levantamento”, aponta.
Cabe registrar que, por enquanto, as pesquisas Falpe e Ibrape não são registradas, mas os resultados delas certamente vão vazar nas redes sociais. É esperar mais uns dias para ver o tamanho do “partido de Bolsonaro” em Alagoas.