Política

Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro seguem até o fim de maio

Por Agência Alagoas 11/05/2018 08h08
Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro seguem até o fim de maio

Uma oportunidade para que jovens estudantes do ensino médio vivenciem o processo político da Câmara dos Deputados, em Brasília. É que oferece o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), o qual vai selecionar estudantes de escolas públicas e privadas para exercerem a função de deputado jovem por uma semana.

O programa é destinado para quem está cursando a 2a ou 3a série do ensino médio, inclusive nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Técnico Integrado ao Médio. Para participar, é preciso ter entre16 e 22 anos de idade até 31 de dezembro de 2018 e elaborar um Projeto de Lei.

As inscrições seguem até o dia 28 deste mês, apenas para estudantes que não participaram de edições anteriores. O site da Câmara (www.camara.leg.br/pjb) disponibiliza: ficha de inscrição, regulamento, orientações em relação à elaboração de um Projeto de Lei e o manual de procedimento, detalhando toda a documentação necessária.

O Projeto de Lei precisa ser elaborado pelo próprio estudante, com um tema relevante para o país. Depois disso, a documentação e o projeto devem ser enviados para o e-mail da coordenação estadual do programa: [email protected] ou pelos Correios, por meio do endereço que está site da Câmara.

“Se o aluno quiser se aprofundar em como fazer o Projeto de Lei, o site da Câmara disponibiliza um curso online grátis com mais informações. Além disso, existem vários conteúdos para os professores trabalharem o processo político com os estudantes. É importante que a escola os acompanhe durante todas as etapas”, disse a coordenadora estadual do PJB, Tânia Salustiano.

Vivência política

Os jovens deputados vão passar por uma experiência de uma semana na Câmara dos Deputados, vivenciando as principais etapas de um processo de elaboração de leis, redigindo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

O processo seletivo passa por uma fase estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde serão pré-selecionados 4 Projetos de Lei por uma comissão de professores do Núcleo de Ensino Médio. A seleção final é realizada na Câmara dos Deputados por meio de uma comissão formada por especialistas em processo legislativo, onde será escolhido um projeto para representar Alagoas.

As despesas da viagem são custeadas pela Câmara.