Política

Quintella e Marx devem acertar ponteiros nos próximos dias

Os 2 tiveram conversas sobre o cenário político e eleitoral de AL, a disputa para o Senado e a participação no governo RF

Por Redação com Jornal de Alagoas 22/05/2018 22h10
Quintella e Marx devem acertar ponteiros nos próximos dias
Marx Beltrão e Maurício Quintella podem chegar a um entendimento nos próximos dias - Foto: Foto divulgação

Dois ex-ministros de Alagoas, dois deputados federais com projetos semelhantes. Maurício Quintella (PR) e Marx Beltrão (PSD) são pré-candidatos ao Senado, estão no mesmo grupo, mas sabem que se forem para o “confronto” um com o outro as chances de vitória serão reduzidas no cenário atual da política alagoana .

Nos últimos dias, Maurício Quintella e Marx Beltrão tiveram duas boas conversas, olho no olho. Confirmado como pré-candidato ao Senado na chapa de Renan Filho (MDB), Quintella liberou as bases de deputado federal e já conseguiu receber o apoio da primeira ou segunda força em 90 municípios – uma força hoje equivalente a do senador Benedito de Lira (PP) que vai para a reeleição.

Para Quintella, a disputa ao Senado é caminho sem volta, independente das candidaturas de Benedito de Lira ou Rodrigo Cunha (PSDB).

Marx Beltrão, além de manter a base de deputado federal – que hoje está com o irmão dele (Maykon Beltrão) – ainda teria como estímulo para mudança nos planos eleitorais as dificuldades de disputar um cargo majoritário em chapa “solo”. Além disso, seria levado – pelas circunstâncias – a entregar os cargos e a romper com o governo de Renan Filho.

É tudo que eles não querem. Maurício Quintella avalia que se Beltrão decidir apoiá-lo, as chances de conquistar uma das duas vagas para o Senado aumentam.

Nesse caso, O grupo de Renan Filho sairia fortalecido, assim como o próprio Marx. “Político jovem e determinado, Marx Beltrão terá tempo disputar qualquer outro cargo mais à frente. Se souber esperar, sua vez chegará”, analisa um importante cacique político alagoano.

Maurício Quintella revelou, nessa segunda-feira, a um influente interlocutor político que torce e trabalha junto com Renan Filho para que Marx Beltrão fique dentro da base de apoio do governo.

“Eles gostam um do outro, são bons amigos e tem muito em comum. Pela circunstância política, após a desistência de Rui Palmeira (PSDB) em disputar o governo, Quintella ganhou vaga na chapa, porque sua entrada no grupo ajudou a consolidar a reeleição do governador Renan Filho. Se Rui tivesse sido candidato, o desfecho poderia ter sido outro. Na situação atual, os dois podem sair ganhando se estiverem juntos”, revela o interlocutor.

A decisão de Marx Beltrão não deve demorar. Ele deve voltar a se encontrar com Renan Filho e Maurício Quintella até o início da próxima semana, quando deverá anunciar sua decisão.

Mantendo

Segundo o blog do Ricardo Mota, a entrada Rodrigo Cunha na disputa para o Senado pode acelerar a decisão de Marx Beltrão. “Segundo um personagem público bastante ligado a ele, até a próxima sexta-feira Beltrão define o seu futuro eleitoral. ‘A tendência clara é a desistência do Senado, para manter a posição já conquistada até aqui, que é de um lugar na Câmara Federal. Retrocesso seria perder a vaga de deputado, indo junto o prestígio conquistado por ele em Brasília”, revela o jornalista.