Política

Se a eleição fosse hoje, Renan Filho teria 72% dos votos válidos

É o que revela levantamento da TDL, divulgado esta semana, num cenário estimulado com outros cinco eventuais candidatos ao governo

Por Redação com Jornal de Alagoas 26/05/2018 17h05
Se a eleição fosse hoje, Renan Filho teria 72% dos votos válidos
Renan Filho teria 72% dos votos válidos se a eleição fosse hoje

No Brasil, o que vale é o voto em algum candidato ou partido. Abstenção, voto nulo ou branco não vale nada do ponto de vista eleitoral. Quando muito, servem para manifestar a indecisão ou o protesto do eleitor. Com essa explicação, vamos analisar os números da pesquisa de opinião da TDL Pesquisa & Marketing, divulgada nesta quinta-feira, 24.

O instituto divulgou até o momento um cenário com seis eventuais candidatos ao governo. Os números divulgados pela TDL mostram Renan Filho com 49%, Collor (PTC) com 15%, JHC (PSB) com 7%, Mário Agra (PSOL) com 0,4%, Balise Crhistopoulos e Josan Leite (PSL) cada um com 0,3%. Votos brancos e nulos alcançou 17% e os indecisos 12%.

Considerando os votos válidos, Renan Filho seria reeleito com quase 72% dos votos. Os outros candidatos teriam, juntos, 28% dos votos. Os números são aproximados.

Não custa lembrar. Nem Collor, nem JHC são candidatos a governador. Apesar das especulações, nenhum dos dois se colocaram nessa condição. O senador Fernando Collor é pré-candidato a presidente da república e JHC é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados.

Para calcular os votos válidos são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Para vencer no primeiro turno, um candidato a governador precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um voto. Mantido esse cenário, o governador Renan Filho seria reeleito no primeiro turno.

O problema é que até agora não se sabe quem será o candidato do grupo de Rui Palmeira (PSDB) ao governo.

A pesquisa

O levantamento foi feito em 53 municípios, durante os dias 15, 16 e 17 de maio nas 13 mesorregiões de Alagoas. O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de aproximadamente 3% para os resultados gerais.

A Pesquisa Foram entrevistados 1.067 eleitores, estratificados segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica, com base nos dados mais atualizados do PNAD/2014 e TSE/TRE 2018.

A TDL Pesquisa & Marketing está há mais 20 anos atuando nos mercados de Alagoas, Pernambuco e Bahia, entregando com qualidade comprovada pesquisas quantitativas e qualitativas. E conta com considerável portfólio de clientes no Estado.