Política

Arapiraca “divide” voto de federal entre 4 fortes candidatos

Por Redação com Jornal de Alagoas 23/07/2018 22h10
Arapiraca “divide” voto de federal entre 4 fortes candidatos
Arapiraca (foto: prefeitura de Arapiraca)

Em 2010, Célia Rocha saiu de Arapiraca praticamente eleita para a Câmara dos Deputados. A candidata teve 63 mil votos no município ou 66% dos votos válidos.

Disputando pelo PTB a eleição de federal, ela foi a segunda mais votada do Estado naquela eleição, com 124 mil votos, atrás apenas de Renan Filho, que teve 140 mil votos.

Nas eleições seguintes, o atual prefeito do município, Rogério Teófilo também foi candidato a deputado federal, mas teve apenas 30 mil votos ou 32% dos votos válidos. Nas eleições passadas o arapiraquense votou em vários outros candidatos, que tiveram resultados expressivos no município.

Nas eleições deste ano, as lideranças de Arapiraca estão mais uma vez divididas e tendem a votar em quatro fortes candidatos, sendo apenas um da terra.

O prefeito Rogério Teófilo, que venceu a eleição com a ajuda do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Severino Pessoa (PRB) rompeu o acordo e agora está apoiando abertamente o deputado federal e candidato à reeleição Arthur Lira (PP) que deve ser bem votado no município. O filho de Rogério, Moacir, que também é candidato a deputado estadual também anunciou que vota em Arthur.

Já Célia Rocha, que é pré-candidata a deputada estadual decidiu dar apoio a Severino Pessoa, um “filho da terra”, que segundo ela foi traído pelo prefeito. Célia, aliás, disse abertamente que “Rogério Teófilo não traiu apenas Severino Pessoa, mas toda a Arapiraca”. Pessoa ainda terá o apoio de Fabiana Pessoa, que é vice-prefeita do município e candidata a deputada estadual.

O deputado estadual Ricardo Nezinho, que foi candidato a prefeito em 2016 e perdeu por 200 votos para Teófilo – por conta do “apoio de Pessoa” – decidiu votar no deputado estadual e pré-candidato a deputado federal Sérgio Toledo (PR), enquanto o candidato a deputado estadual Breno Albuquerque, filho do ex-deputado Dudu Albuquerque, vai votar em Marx Beltrão (PSD), que é candidato à releição de deputado federal.

Os votos de Arapiraca ainda podem se dividir um pouco mais. No município se fala numa possível candidatura de Moacir Teófilo para federal, além da pré-candidatura de Ricardo Barreto, que pode ou não ser confirmada até as convenções. Se não for candidato, Barreto deverá apoiar Marx Beltrão (PSD).

O município tem vários outros candidatos à Câmara Federal, considerados menos competitivos. Entre eles, Chico da Capial (MBD) e Doge do Queijo (PRTB).

O voto do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que também foi candidato a prefeito nas eleições de 2016, para deputado federal ainda não foi tornado público. Exista possibilidade dele apoiar a candidatura de outro nome forte na política do município, o do empresário Ricardo Barreto (PSD) que pode ser candidato a deputado federal.

Com as lideranças divididas entre tantos nomes, será difícil algum candidato repetir a façanha de Célia rocha em 2010. Se quiser ser eleito, Pessoa terá que trabalhar muito não só para convencer o arapiraquense, mas também para conseguir conquistar muitos votos fora de seu município.