Política
Carimbão antecipa quantos candidatos cada chapa elegerá para estadual
Tentar saber como será o voto é tarefa não só para institutos de pesquisa
O eleitor tem a palavra final. É ele quem decide. Tentar saber como será o voto é tarefa não só para institutos de pesquisa. Quem tem “faro” consegue decifrar tendências e antecipar resultados, a partir do contato direto com a população e da avaliação da estrutura de campanha dos candidatos.
Com estrada na política, o deputado federal Givaldo Carimbão (Avante) promete antecipar, no final deste mês a relação dos prováveis eleitos para a Assembleia Legislativa de Alagoas nas eleições deste ano.
São 27 vagas. E carimbão promete antecipar a lista de eleitos com uma margem mínima de erro. “Vou apresentar 30 nomes e depois você pode conferir. Os 27 deputados sairão desta lista”, promete
Para formar a lista, Carimbão está primeiro definindo quantos deputados cada coligação deve eleger. Depois, ele vai apontar os prováveis nomes de cada coligação.
No levantamento inicial, Carimbão avalia cada coligação:
– Avança Mais Alagoas 2 (MDB/ SD/ PR/ PTB/ PHS/ PSD/ PMB/ PRP) deve eleger de 10 a 11 estaduais
– Alagoas Com o Povo 1 (DEM / PTC / PSDB / PP / PSB / PSC / PROS / PRB) deve eleger de 6 a 7 deputados;
– Avança Alagoas (PDT, PMN, Avante, PODE) deve fazer de 3 a 4 estaduais;
– Alagoas Que O Povo Quer (PCdoB/ PT/ PV), deve eleger de 1 a 2
– Círculo Democrático (PRTB, PPS, DC), deve eleger de 4 a 5
– Muda Alagoas de Verdade (PSL, PATRI, PPL), deve eleger de 0 a 1
O quociente eleitoral para a eleição de um deputado estadual nas eleições deste ano em Alagoas deve ficar entre 55 mil e 60 mil votos. Para fazer o primeiro deputado uma chapa precisa atingir o quociente. Nesta eleição, a coligação que não atingir o quociente tem direito a disputar vagas nas sobras.
As demais coligações, segundo avaliação de Carimbão, não devem eleger estaduais. A diferença de cálculo de vagas vai depender das “sobras” de cada chapa.