Política

Renovação na bancada federal de AL pode chegar a 50% este ano

Nessas eleições, a renovação ganha um sentido literal, matematicamente falando

Por Redação com GazetaWeb 29/08/2018 11h11
Renovação na bancada federal de AL pode chegar a 50% este ano
Reprodução


Em cada eleição a bancada de Alagoas no Congresso Federal é renovada. Mas nessas eleições de 2018, a renovação pode chegar a 50%. 

São 9 representantes de Alagoas na Câmara dos Deputados. Destes, dois não disputam a reeleição. Cícero Almeida (PHS) vai tentar vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, onde já ocupou uma cadeira. Já Maurício Quintella (PR) tenta vaga ao Senado.

Com estes dois fora da disputa, a renovação chega a 22%. Dos outros sete deputados, devem ser reeleitos – a julgar pelas apostas dos bastidores – de quatro a cinco. Depedendo do resultado, a renovação na bancada deverá ficar entre 44% e 55%.

Salvo algum acidente de percurso, Arthur Lira (PP) e Marx Beltrão (PSD) almejam ser os mais votados em suas coligações, seguidos dos deputados JHC (PSB), Carimbão (Avante), Ronaldo Lessa (PDT), Paulão (PT) e Pedro Vilela (PSDB).

De olho no lugar deles estão: Sérgio Toledo (PR), Severino Pessoa (PRB), Fernando James (PTC), Nivaldo Albuquerque (PTB), Heloisa Helena (Rede), Emannuel Fortes (PRTB), Tereza Nelma e Isnaldo Bulhões Jr (MDB) – (PSDB) só para citar alguns nomes.

Para o Senado as chances de renovação, a julgar pelas pesquisas, são menores. Mas tudo indica que a disputa será acirrada, com Maurício Quintella e Rodrigo Cunha (PSDB) tentando tomar ao menos uma das vagas de Benedito de Lira (PP) ou Renan Calheiros (MDB).