Política
Analista aponta renovação de "apenas 45%" na Assembleia Legislativa
O especialista em eleições de Alagoas, fez uma nova avaliação da "corrida" eleitoral
O especialista em eleições de Alagoas, Marcelo Bastos, fez uma nova avaliação da "corrida" para a Assembleia Legislativa.
“Dos 27 deputados estaduais, sete não serão candidatos. Três não vão disputar o pleito. João Beltrão, Luiz Dantas e Marquinhos Madeira. Três serão candidatos a deputado federal. Isnaldinho Bulhões, Sérgio Toledo e Severino Pessoa. E um é candidato ao Senado da República, que é o Rodrigo Cunha. Isso significa que a nossa renovação automaticamente vai ser de 25%”, aponta Bastos.
Ainda de acordo com Marcelo, “dos 20 candidatos a reeleição muito provavelmente 15 serão reeleitos. Isso significa que a nossa bancada vai ficar inalterada em 55%, portanto a renovação vai ser de apenas 45%. Teremos 12 novos deputados estaduais no ano que vem”.
É pouco ou quer mais?
A renovação na Assembleia Legislativa deve sim chegar aos 45%, podendo ser até um pouco maior. Será a maior dos últimos anos.
O “apenas” que Marcelo usa tem uma explicação: o desejo de muitos eleitores – muitos mesmos – é que a troca chegue até a 100%. Impossível? Não! Mas improvável.
Com os cadastros correndo soltos, na capital e no interior, a renovação real será bem menor do que os 45%. Quem tem chances de entrar nas vagas que serão “abertas” em sua maioria é gente do ramo, que representa o mesmo modus operandi de quem já tem cadeira na Casa de Tavares Bastos.