Política

Basile critica governo e promete criar programas de emprego e moradia

Candidato foi o primeiro sabatinado no AL-TV 1ª edição, na TV Gazeta

Por Gazetaweb 10/09/2018 17h05
Basile critica governo e promete criar programas de emprego e moradia

O candidato pelo PSOL, Basile Christopoulos, abriu a série de entrevistas no AL TV 1ª edição, na TV Gazeta, nesta segunda-feira (10), com os postulantes ao governo de Alagoas. Ele apresentou propostas para as áreas de educação, segurança, moradia, saúde e saneamento básico. Também criticou a gestão atual no que classificou como direcionamento errado dos recursos para estas áreas. Entre as ideias, o candidato prometeu criar um programa estadual de empregos e de habitação.

Basile disse estar preparado e tem experiência para administrar o Estado. Como professor de Direito, revelou que tem conhecimento dos problemas mais importantes de Alagoas e garante que seu doutorado em orçamento público lhe fará um governador mais cauteloso no investimento da verba pública. 

Educação

Sobre este tema, o candidato do PSOL citou índice de analfabetismo como um dos principais fatores que afundam o Estado. "Um em cada cinco alagoanos não sabe ler nem escrever", revela. Ele também comentou os dados mais recentes do Ideb. O Estado não atingiu a meta de pontuação para o Ensino Médio.

"Dentro do orçamento atual, vou direcionar 10% para a educação. Com isso, será possível contratar mais professores e pagar melhor o quadro atual de educadores. Para melhorar a educação, não é necessário construir mais escolas, mas investir na estrutura das atuais. Além disso, precisamos fazer concurso para abastecer as unidades em tempo integral. Algumas delas têm carência de professores no turno da tarde e os alunos ficam ociosos", afirmou.

Saúde

Para a saúde, Basile prometeu retirar a administração privada das unidades e retomar a gestão pública. Segundo ele, a medida seria para evitar corrupção, como aconteceu em outras partes do país (não citou quais).
Também disse que pretende construir um ambulatório infantil em Arapiraca e ampliar a capacidade de atendimento de atenção básico e capacidade média. E ainda prometeu melhorar o sistema de distribuição de pacientes nas urgências e emergências. 

O candidato também criticou o governo atual, que, de acordo com ele, teria direcionado R$ 90 milhões do Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza (Fecoep) para construir prédios, quando boa parte dos hospitais públicos registram falta de insumos.

Moradia

Para este item, o psolista disse que, se eleito, vai criar um programa de habitação estadual, que virará uma política a curto, médio e longo prazo. Revelou que o preocupa as 100 mil famílias sem casa em Alagoas. Para ter mais detalhes sobre este programa, convidou a população a visualizar o seu programa de governo, que está disponível no site do TRE.

Segurança

Basile criticou o modelo de gestão atual desta pasta e o classificou como equivocado. Para ele, não basta reprimir, tem que se investir em inteligência para que os crimes sejam esclarecidos de maneira mais célere. Disse acreditar que os jovens desocupados são levados ao mundo da criminalidade por falta de oportunidade.

"Vou criar um programa de empregos e parar de investir nas grandes usinas. Também pretendo reduzir a tributação sobre a energia e os combustíveis, para aumentar o poder de compra do alagoano", prometeu.

Para o saneamento, afirmou que pretende priorizar a área e tentar captar os recursos federais para execução das obras. Segundo ele, o Estado não tem capacidade para execução.